Análise: CastleMiner Z

 

A própria pagina Steam de Castleminer diz que este é o jogo indie de maior sucesso do Xbox Live, mas omite completamente que é o maior sucesso mas da secção indie apenas, uma secção que ninguém usava realmente. Era uma zona recheada de jogos medíocres e clones do Minecraft a 1 dólar. Mas os criadores de Castleminer Z acreditaram no seu produto e chega agora ao PC. Por alguma razão acham que um produto que custava 1 dólar na Xbox deve custar 10 vezes mais no PC, numa plataforma que tem Minecraft à anos. Em termos de adaptar o jogo à plataforma, o trabalho foi no mínimo apressado. Mesmo que tenham tido anos para fazer a conversão, os botões continuam presos aos da Xbox.

No que diz respeito ao jogo em si há também uma serie de problemas que tornam Castleminer muito difícil de recomendar. O primeiro problema é visual. Não existe um estilo estetico unido. Tudo parece trabalhar para um lado. Os braços e armas têm um visual meio realista, assim como os inimigos, mas tudo isto num cenário baseado em cubos do género Minecraft, apenas com umas texturas que tentam ser mais realistas. Não basta tentar umas texturas realistas para poder usar modelos mais realistas.

Minecraft pode não ter um grafismo perfeito, mas pelo menos tem uma estética única e é bom dentro dessa estética, nao existindo nada no jogo que pareça deslocado. Em Castleminer tudo parece vir de um sitio diferente. É como se não houvesse ninguém a criar assets para o jogo e se tivessem apenas recolhido modelos 3D royalty free na internet. Os efeitos de partículas são também bastante pobres e datados, a resolução máxima fica-se pelos 1280x 720 e no geral é simplesmente um jogo feio de se olhar. Em termos de som a mediocridade continua. As armas parecem disparar bolinhas, sem qualquer impacto e a musica é completamente aleatória e deslocada. É mais uma peça que não encaixa e tal como os modelos dos inimigos não encaixa no resto do jogo. Castleminer Z tenta copiar tudo o que tornou Minecraft um sucesso e melhorar os aspectos de sobrevivência, mas perdeu-se pelo caminho.

minerz

A variedade inimigos é muito baixa e nenhum é particularmente original. Os dragões fazem o papel de creeps, destruindo as nossas construções. O aspecto que mais separa Castleminer Z de Minecraft, alem da estética, uma interface pouco funcional mediocridade geral, são os aspectos de sobrevivência. Castleminer é muito mais focado na acção. Durante a noite os inimigos não dão tréguas, aparecendo de todo o lado.

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster