Análise: Need For Speed Rivals

Depois de jogos muito semelhantes, Underground, Underground 2, Most Wanter e Undecover, f depois da chegada da Criterion que a historia passou para segundo plano, tornando-se quase inexistente e o foco voltou à jogabilidade, deixando também de parte a customizacao. Isso é também verdade para Rivals. Não interessa muito porque estamos a correr. Nunca ninguém pediu uma narrativa Gran Turismo por exemplo. Apesar de existirem algumas cutscenes sobre os corredores quererem liberdade e os policias serem uma força opressiva, a verdade é que isso tudo é o pior aspecto de Rivals. Estas são embaraçosas de se ver e contrastam com um jogo que tem bastante qualidade.

need-for-speed-rivals-cheats

A conversa na liberdade dos pilotos e os policias que os vão apanhar. É tudo demasiado forçado e faz lembrar a conversa do “Eu sou velocidade” do Cars. Uma pequena introdução seria o suficiente e para um jogo sem qualquer historia esforça-se demasiado a dar-nos um pano de fundo. Como já referi, a principal novidade é a campanha híbrida entre jogador único e multijogador, mas as novidades não ficam por aí e já vão perceber um pouco melhor do porque de este ser um dos jogos da serie que mais tenta inovar. Este sistema de campanha traz alguns problemas. Sem contar com alguns jogadores policias que simplesmente nos deixam em paz, pois esses fazem parte do jogo, existem alguns problemas de estabilidade.

É normal haver uma migração do hospedeiro a meio de uma corrida e nem sempre o jogo lida bem com a situação. Por ai só uma paragem já é um problema, mas quando estamos encurralados por policias e o jogo para, quando volta existe a possibilidade de termos sido presos. Isto é um problema por causa do sistema de progressão principalmente. Em Rivals não basta ganhar corridas para avançar no jogo, alias, o jogo está feito de uma forma em que podemos basicamente ganhar as mesmas corridas do inicio ao fim do jogo que conseguimos avançar. A progressão aqui é feita através de objectivos. Existem sempre alguns objectivos para cumprir, que nem sempre envolvem ganhar corridas. Podem resumir-se a destruir um adversário ou fazer drift durante alguns metros.

need-for-speed-rivals-screenshot

Quando cumprimos todos estes objectivos desbloqueamos um novo carro e novos objectivos são dados. O problema deste sistema é que ele apenas nos obriga a ganhar uma corrida de um certo tipo, nunca nos diz qual nem sequer que tem que ser uma que ainda não ganhamos. Por vezes aparece um objectivo que nos diz que temos que ganhar uma corrida de uma certa dificuldade mas mesmo isso são excepções. Isto não é mau na totalidade. É bom ver um jogo que não nos obriga a nada, mas também não nos desafia.

O nome Rivals vem da rivalidade entre policias e corredores ilegais. No inicio do jogo temos um pequeno e desnecessário tutorial que nos ajuda a conhecer os dois lados e depois somos livres de trocar entre os dois. As duas campanhas são separadas, ou seja, se estiverem no capitulo 5 como “racer” irão ter que começar do inicio como policia e voltarem depois irão continuar de onde pararam. As duas jogabilidade são diferentes, como policia nunca vamos ter corridas, apenas temos que perseguir e chegar a um sitio num determinado tempo, ou seja a variedade é menos que como corredor ilegal.

Need-for-Speed-Rivals

Aqui temos provas contra relógio, corridas contra adversários, corridas contra adversários em que somos perseguidos pela policia logo desde o inicio e um outro modo em que apenas temos que fugir da policia. Existem ainda corridas contra um adversário. Sempre que estamos perto de um rival podemos desafiá-lo para uma corrida. Outra diferença refere-se à impossibilidade de melhorar os carros enquanto policia. Os corredores ilegais sem melhorar os veículos quando estão nos abrigos, onde também os podem comprar.

Em termos da jogabilidade propriamente dita, os carros policia são mais resistentes e podem usar Nitro mais frequentemente pois este enche de forma constante, enquanto que nos corredores é necessário fazer algumas manobras como drift ou saltos. Rivals vai também buscar alguma inspiração a jogos como Blur. Agora existem habilidades que podemos usar com o circulo e triângulo que podem livrar-nos da policia ou adversários. Sao normalmente descargas eléctricas que podemos adquirir e melhorar.

art-Need-20for-20Speed-20Rivals-620x349

Facilmente podemos passar de líder a completamente aniquilado com duas ou três destas. O maior problema é que para ganhar algum dinheiro digno desse nome precisamos não só de cumprir os objectivos, mas também aumentar um multiplicador que volta a zero sempre que voltamos a um abrigo. O problema é que sempre que somo apanhados ou destruídos não ganhamos nada. A EA correu riscos com Rivals.

 

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster