Análise: NES Remix

A Nintendo está a viver maus dias, especialmente no que toca às consolas caseiras, portanto é óptimo poder reviver as glórias do seu brilhante passado, especialmente quando o fazemos de uma forma diferente como em NES Remix. O conceito é simples. Pegar em zonas super conhecidas dos principais jogos da NES e fazer algo diferente com eles. Todos os jogos presentes em NES Remix estão disponíveis na consola virtual da Wii U, mas o objectivo deste jogo vai bem mais além de uma simples coletânea de jogos NES.

No fundo NES Remix acaba por ser uma coleção de minijogos, que resumidamente se assemelha até bastante à série WarioWare, mas com o tema jogos NES. A jogabilidade envolve colocar o jogador numa sequencia bem conhecida, como o primeiro nível de Super Mario Bros e colocar-lhe um desafio, como recolher um certo numero de moedas num certo tempo. A nossa performance é depois avaliada e recebemos entre uma e três estrelas.

nes-remix-clear

 

A forma de progressão é semelhante a um qualquer jogo para tablet por exemplo. Cumprir estes desafios desbloqueia novos e rapidamente temos novos jogos para experimentar e novos desafios. Maior parte destas tarefas têm por base sequencias intocadas dos jogos clássicos, no entanto existem os níveis REMIX que mudam pequenos aspectos desses jogos. Um destes níveis por exemplo tem por base o jogo Donkey Kong, mas em que controlamos Link de The Legend of Zelda que não pode saltar.

Como seria de esperar tendo em conta que o jogo tem como base outros jogos da consola NES, os visuais são bastante limitados. Este é um jogo que tenta puxar pelos sentimentos nostálgicos do jogador, portanto este grafismo não irá ser um problema para a grande maior dos jogadores, mas pode ser para alguns. Pelos jogos que estão presentes em NES Remix podemos ver que a Nintendo tenciona tornar NES Remix uma série.

nes-remix-excitebike-1

 

Obviamente estão aqui clássicos Donkey Kong e Super Mario Bros, o jogo principal de NES Remix,  mas a NES tem um catálogo enorme e há espaço para melhorar, com dezenas de títulos que a Nintendo pode aproveitar para um NES Remix 2, 3, 4 , 5 e por aí fora. Em cada um dos minijogos a jogabilidade é exatamente o que seria de esperar e mantém-se exatamente igual à dos jogos originais.  O som tem exatamente a mesma virtude/problema. Se forem fãs da consola original da Nintendo e dos seus jogos então irão adorar desde os visuais à jogabilidade e som, caso contrário irão ter problemas com praticamente tudo.

NES Remix é um desafio interessante. Alguns dos níveis são realmente difíceis, especialmente quando tentamos obter uma boa classificação em todos os níveis. Muitos dos jogadores que gostam de jogos retro também não têm paciência para jogar estes jogos do inicio ao fim e é interessante como jogar apenas estas curtas sequencias satisfaz o nosso desejo de voltar a pegar nestes jogos. As melhores partes destes clássicos estão aqui presentes e apesar de não ser a mesma coisa é ideal para quem jogou os originais pois apresenta um desafio diferente.

 

 

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster