Análise: SingStar Nova Geração

SingStar popularizou os jogos de karaoke como nenhum jogo tinha conseguido antes. Tornou-se uma das marcas mais reconhecidas da Sony e faz parte do catálogo PlayStation desde o tempo da PS2, chegando pela primeira vez à PS4. A Sony podia ter jogado pelo seguro e lançar um jogo nos mesmos moldes do passado, mas decidiu inovar, aumentando a presença social e abdicando de um microfone dedicado ao jogo.

Infelizmente para a Sony, o efeito pretendido é diminuído pela quantidade de queixas em cada um dos posts da página do jogo no Facebook. Mesmo sem pegar no jogo podemos antever que os problemas são mais que muitos e quando começamos a jogar podemos verificar isso mesmo.

singstar-001

As queixas são justificadas. Durante dez anos da série SingStar tem oferecido uma experiência livre de problemas ou perto disso, agradável e divertida. O menu é apresentado em estilo elegante como é normal em SingStar, mas a Sony tomou o minimalismo um passo adiante, eliminando uma série de funcionalidades dos jogos anteriores. Modos como o modo festa e passar o microfone deixaram de existir.

Algumas das opções mais básicas desapareceram também. Não é possível introduzir os nomes dos jogadores, selecionar níveis de dificuldade ou cantar versões mais curtas das canções. As musicas incluídas incluem as mais populares do publico português. Nenhuma delas faz o meu género, portanto foi realmente difícil avaliar o jogo, mas acredito que o publico a quem se destina o jogo procura exatamente estas musicas.

Amor Electro – Rosa Sangue

Boss AC – Sexta-feira (Emprego Bom Já)

Tony Carreira – Porque é Que Vens

Silence 4 – Borrow

Aurea – Busy (For Me)

David Fonseca – What Life Is For

Paulo Gonzo – Jardins Proibidos

Santos e Pecadores – Não Voltarei a Ser Fiel

João Pedro Pais – Mentira

David Carreira ft. Anselmo Ralph – Baby Fica

Miguel Araújo – Os Maridos das Outras

Humanos – Maria Albertina

Per7ume – Intervalo

Rui Veloso – A Paixão (Segundo Nicolau da Viola)

Expensive Soul – O Amor É Mágico

Avicii – Hey Brother

Carly Rae Jepsen – Call Me Maybe

Coldplay – Magic

Demi Lovato – Let It Go

Icona Pop ft. Charli XCX – I Love It

John Newman – Love Me Again

Kylie Minogue – Can’t Get You Out Of My Head

Lady Gaga – Born This Way

Lorde – Royals

One Direction – Best Song Ever

OneRepublic – Counting Stars

P!nk ft. Nate Ruess – Just Give Me A Reason

Pharrell Williams – Happy

The Lumineers – Ho Hey

Train – Drive By

singstarkommertil_1164134

Como sempre, há a opção de comprar mais músicas na SingStore. Existem a possibilidade de transferir todas as músicas que compraram na versão PS3 para a PS4. Mas, na realidade, apenas podem transferir as que existem nas duas versões, o que limita muito a lista.

Podem usar os microfones antigos com o novo SingStar, com e sem fio. No entanto há a nova opção de descarregar um aplicativo gratuito que transforma os smartphones em microfones. Não é a mesma coisa, mas funciona relativamente bem. Excepto que independentemente do microfone, não serão capazes de ouvir a voz de quem canta. Por alguma razão inexplicável, a Sony aumentou o volume jogador para quase nada.

singstar-ultimate-party-screen-06-ps4-eu-03nov14

Tendo em conta que é um jogo de festa, era bem melhor poder ouvir os jogadores a destruirem as musicas que vão cantando. Mas mesmo quando conseguimos ouvir algo, notamos um grande delay entre o que entra no micro e o que sai da TV. Isto poderia ser explicado pelo facto de se usar um smartphone, mas acontece também com outros microfones.

Ser capaz de ouvir os vocais do jogador sobre a faixa de apoio em sincronia com a música é muito essencial para uma experiência de karaoke. Tendo em conta todos estes problemas, a diminuição no numero de modos de jogo e a ausência de algumas músicas que os jogadores já compraram não consigo por nada neste mundo aconselhar SingStar Nova Geração até que algo seja feito para resolver alguns destes problemas.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster