Site icon ComboCaster

Análise: SingStar Nova Geração

SingStar popularizou os jogos de karaoke como nenhum jogo tinha conseguido antes. Tornou-se uma das marcas mais reconhecidas da Sony e faz parte do catálogo PlayStation desde o tempo da PS2, chegando pela primeira vez à PS4. A Sony podia ter jogado pelo seguro e lançar um jogo nos mesmos moldes do passado, mas decidiu inovar, aumentando a presença social e abdicando de um microfone dedicado ao jogo.

Infelizmente para a Sony, o efeito pretendido é diminuído pela quantidade de queixas em cada um dos posts da página do jogo no Facebook. Mesmo sem pegar no jogo podemos antever que os problemas são mais que muitos e quando começamos a jogar podemos verificar isso mesmo.

As queixas são justificadas. Durante dez anos da série SingStar tem oferecido uma experiência livre de problemas ou perto disso, agradável e divertida. O menu é apresentado em estilo elegante como é normal em SingStar, mas a Sony tomou o minimalismo um passo adiante, eliminando uma série de funcionalidades dos jogos anteriores. Modos como o modo festa e passar o microfone deixaram de existir.

Algumas das opções mais básicas desapareceram também. Não é possível introduzir os nomes dos jogadores, selecionar níveis de dificuldade ou cantar versões mais curtas das canções. As musicas incluídas incluem as mais populares do publico português. Nenhuma delas faz o meu género, portanto foi realmente difícil avaliar o jogo, mas acredito que o publico a quem se destina o jogo procura exatamente estas musicas.

Amor Electro – Rosa Sangue

Boss AC – Sexta-feira (Emprego Bom Já)

Tony Carreira – Porque é Que Vens

Silence 4 – Borrow

Aurea – Busy (For Me)

David Fonseca – What Life Is For

Paulo Gonzo – Jardins Proibidos

Santos e Pecadores – Não Voltarei a Ser Fiel

João Pedro Pais – Mentira

David Carreira ft. Anselmo Ralph – Baby Fica

Miguel Araújo – Os Maridos das Outras

Humanos – Maria Albertina

Per7ume – Intervalo

Rui Veloso – A Paixão (Segundo Nicolau da Viola)

Expensive Soul – O Amor É Mágico

Avicii – Hey Brother

Carly Rae Jepsen – Call Me Maybe

Coldplay – Magic

Demi Lovato – Let It Go

Icona Pop ft. Charli XCX – I Love It

John Newman – Love Me Again

Kylie Minogue – Can’t Get You Out Of My Head

Lady Gaga – Born This Way

Lorde – Royals

One Direction – Best Song Ever

OneRepublic – Counting Stars

P!nk ft. Nate Ruess – Just Give Me A Reason

Pharrell Williams – Happy

The Lumineers – Ho Hey

Train – Drive By

Como sempre, há a opção de comprar mais músicas na SingStore. Existem a possibilidade de transferir todas as músicas que compraram na versão PS3 para a PS4. Mas, na realidade, apenas podem transferir as que existem nas duas versões, o que limita muito a lista.

Podem usar os microfones antigos com o novo SingStar, com e sem fio. No entanto há a nova opção de descarregar um aplicativo gratuito que transforma os smartphones em microfones. Não é a mesma coisa, mas funciona relativamente bem. Excepto que independentemente do microfone, não serão capazes de ouvir a voz de quem canta. Por alguma razão inexplicável, a Sony aumentou o volume jogador para quase nada.

Tendo em conta que é um jogo de festa, era bem melhor poder ouvir os jogadores a destruirem as musicas que vão cantando. Mas mesmo quando conseguimos ouvir algo, notamos um grande delay entre o que entra no micro e o que sai da TV. Isto poderia ser explicado pelo facto de se usar um smartphone, mas acontece também com outros microfones.

Ser capaz de ouvir os vocais do jogador sobre a faixa de apoio em sincronia com a música é muito essencial para uma experiência de karaoke. Tendo em conta todos estes problemas, a diminuição no numero de modos de jogo e a ausência de algumas músicas que os jogadores já compraram não consigo por nada neste mundo aconselhar SingStar Nova Geração até que algo seja feito para resolver alguns destes problemas.