Análise: Minecraft PS4 Edition

Minecraft é simplesmente um daqueles jogos que já entrou para a história como uma ideia verdadeiramente revolucionária. Markus “Notch” Persson criou sozinho algo que nem o próprio podia adivinhar na melhor das projeções o sucesso que iria ter. Esta versão PlayStation 4 é muito semelhante ao seu antecessor na PlayStation 3 e mais perto do que alguma vez numa consola da versão considerada definitiva que podemos encontrar no PC.

Todos os controles básicos e modos de jogo estão semelhantes aos da versão PS3, sendo apenas em termos de performance que podemos encontrar a maior parte das melhorias. Portanto caso pretendam comprar uma versão do jogo e PC não seja uma opção, então a versão PS4 é sem duvida uma das melhores alternativas, no entanto se já possuem a versão PS3 por exemplo, não existe grande razão para atualizar a não ser que o tamanho do mundo e algumas melhorias de performance sejam fatores realmente importantes para vocês.

minecraft_xbox_360

Dada a potência adicional, a maioria das melhorias em exposição aqui são de desempenho base. Com a melhoria na draw distance, o jogador será capaz de ver as suas criações a quilômetros de distância. Parece uma pequena melhoria, mas faz uma grande diferença especialmente quando nos encontramos numa grande altitude e podemos ver a grandes distancias, distancias essas que na versão anterior eram apenas nevoeiro.

Alguns controlos foram melhorados como por exemplo aceder ao inventário com o touch pad. Apesar destas melhorias existirem, como a possibilidade de continuar a utilizar o mesmo método existir, a verdade é que são melhorias inúteis para a maioria dos jogadores.

É o tamanho do mundo que faz realmente a diferença. Apesar de não ser infinito como no PC, os cenários são agora grandes o suficiente para podermos explorá-los durante semanas e semanas e continuarmos a encontrar algo novo e surpreendente. O combate tem sido o aspeto do jogo que menos tem crescido com o tempo. O combate é demasiado básico e mesmo entrando no Nether não consegue ser gratificante.

minecraft-ps4-release

Quem conhece Minecraft, o que neste momento deve abranger 99,9% dos jogadores, sabe exatamente o que esperar. É um jogo de sobrevivência e criação em que os jogadores devem procurar recursos durante o dia para se protegerem dos monstros que aparecem durante a noite. A premissa é simples, mas a quantidade de construções que podemos criar é limitada quase exclusivamente pela nossa imaginação, algo que tem sido e continua a ser o maior atrativo do jogo.

E todas as aventuras que temos e as criações que fazemos podemos compartilhar com os amigos, com o co-op multijogador local e on-line. Infelizmente a grande limitação das versões das consolas é o suporte mod. Os mods são um dos maiores atrativos da versão PC, que aumentam as possibilidades quase por si já ilimitadas do jogo e o melhoram.

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster