Análise: Hard West

Hard West poderia ser descrito como um XCOM com cowboys, mas isso não lhe faz justiça. Apesar de ser semelhante, nota-se um verdadeiro esforço em fazer algo diferente. Hard West também não oferece a mesma experiência de jogo no que toca às repercussões da evolução das personagens. Enquanto que noutros jogos do género o objectivo acaba por ser a criação de um grupo forte que nos acompanha do início ao fim da campanha, em Hard West acaba por resumir muito mais ao sucesso ou insucesso de cada combate.

O jogo encontra-se dividido em cenários, cada um deles com personagens e cenários diferentes. Apesar de termos de completar os cenários para desbloquear os seguintes, todos eles encontram-se relativamente bem encapsulados em arcos narrativos. Todo o progresso das personagens é também perdido ao completar um cenário. Apesar de todos eles fazerem parte de uma narrativa envolvente, se conseguirem uma arma muito forte num dos cenários, mesmo que o seguinte mantenha essa personagem não irão manter o nível e arsenal dessa personagem.
Screenshot_27.0

Em termos de temática, este é também um jogo muito diferente de XCOM, misturando o oeste americano cheio de cowboys, revolveres e carabinas com demónios e oculto. Esta mistura tem resultados variados e podia ser muito melhor aproveitada. O jogo mal explora o ambiente do faroeste quando introduz os elementos de fantasia, para depois nem sequer utilizar essa temática para algo não atmosférico ou narrativo.

Narrativamente falando, este elemento de Hard West funciona. A personagem que faz um acordo com o diabo para ter a sua vingança, os demónios que dominam a exploração do ouro e tudo num ambiente pouco habitual nos videojogos tornam Hard West num jogo com uma atmosfera bastante única. Nota-se que há um grande esforço em criar esta atmosfera, mas depois entramos no jogo. Vemos os demónios com os seus cornos e auras vermelhas, o cenário a mudar para se tornar infernal, mas depois tudo se resume ao mesmo combate de armas contra armas. Acaba por não fazer grande sentido.

maxresdefault

No que toca ao desenrolar do jogo as comparações com XCOM são merecidas. É um jogo de estratégia por turnos, mas com muitos elementos RPG. Temos também um sistema de cobertura e morte permanente que dependendo das definições pode implicar a repetição da batalha em que nos encontramos ou até do cenário completo. O jogador e a IA dividem os turnos a tentar eliminar-se um ao outro, existindo obviamente alguns objetivos extra.

Ocasionalmente temos de libertar alguns aliados ou encontrar armamento. Alguns destes funcionam como desafios, como por exemplo tentar completar a batalha sem ser detectado pelo inimigo. Antes da batalha propriamente dita temos a navegação no cenário. Aqui podemos visitar várias localizações sem se iniciar nenhum combate. O objectivo aqui é como um livro interactivo. Visitar localização X, ler algumas frases, escolher uma de várias opções e depois receber A, B ou C. Escolham matar todos os reféns de um banco e podem ser feridos e começar a próxima batalha com menos 2 de vida por exemplo.

HardWest-2015-11-24-14-46-31-94

Nesta fase do jogo o principal objetivo é melhorar a personagem e o grupo em si, ganhando dinheiro para melhorar o arsenal por exemplo. Ocasionalmente as nossas ações vão trazer mais companhia para o nosso grupo. Estes são elementos não essenciais, ou seja, caso morram em batalha não irão falhar a batalha ou cenário.

Antes de iniciar o combate podemos verificar tudo em termos de armamento e habilidades. As personagens não têm habilidades próprias, existindo cartas que podemos atribuir às várias personagens e que vamos adquirindo no jogo. É aqui que vem a grande maioria dos elementos demoníacos, apesar de a maioria ser apenas algo do género de ganhar 1 ou 2 de vida por turno.

Hard West é um bom jogo, mas não é interessante o suficiente para longos períodos de jogo, apesar da originalidade do tema, a história é pouco original e as personagens têm a profundidade de uma colher de chá. É um jogo que vive da qualidade do combate que até essa varia de cenário para cenário, havendo até alguns combates aborrecidos. Mas se são fãs de XCOM ou Jagged Alliance este é uma boa proposta, com um tema diferente e algumas ideias originais em termos de mecânicas de jogo.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster