Análise: Razer Gigantus

Se um tapete de rato se chama Gigantus não podemos esperar que seja pequeno, mas Gigantus vai um passo mais a frente, é mesmo gigante como o nome indica. Não posso dizer que eu tenha sequer espaço para ele no meu setup e parte dele ficou mesmo por baixo do teclado enquanto o utilizei para efeitos de análise. Mas Gigantus é indicado para quem realmente tem espaço. Não posso analisar um tapete XL e criticá-lo por ser demasiado grande, no entanto se apenas estão à procura de um tapete e apenas olham para a caixa exterior tenham atenção ao tamanho da vossa secretária. Mas não se deixem enganar pelo tamanho da caixa, Gigantus é grande, mas não é assim tão grande.

Parte do tamanho da caixa do Gigantus deve-se ao volume do tapete. Ao contrário de outros tapetes moles, Gigantus é bastante espesso. Estamos a falar de algo à volta de 5mm de espessura, o que que é realmente extraordinário. Isto pode ser bom, mas poderia também ser um problema se isto o tornasse quase uma almofada, mas em termos de textura o Gigantus é também excelente. Apesar de ser um tapete maleável, a superfície é bastante rígida para este tipo de tapete. Tratando-se de um tapete em fibras de tecido o atrito é bem maior do que o de um tapete rígido, mas esse é um aspecto que depende bastante de preferência pessoal e pessoalmente prefiro um pouco de atrito no tapete e acho que ajuda na precisão em alguns jogos.

Como todos os tapetes deste género há um pouco de desgaste rápido. Com o passar dos dias as fibras vão-se desfazendo, especialmente nas bordas no tapete. Isto não tem qualquer tipo de impacto na utilização porque a integridade da superfície mantém-se. Em termos estéticos pode ter algum impacto, especialmente porque este desgaste acontece bastante rápido dependendo da altura de utilização, porque é principalmente com a fricção do braço que isto acontece.

Gigantus é um tapete excelente que tendo em conta os preços que a Razer pratica acaba por ser até relativamente acessível. Pessoalmente raramente vejo o porquê de um tapete custar para cima de 20 ou 30€ mas Gigantus mantém-se nesse valor e oferece bastante mais. No entanto se o espaço for pouco é melhor pensar em algo diferente. Não pensem que deixar o teclado por cima é boa opção, pois a espessura do tapete vai tornar a experiência de utilizar o teclado bem pior.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster