Análise: Genital Jousting

De vez em quando são lançados jogos que não conseguimos perceber o porquê de terem sucesso, mas que parecem ter sido criados apenas com o propósito de serem populares pelo YouTube ou plataformas de Streaming como o Twitch. Podemos dar como grandes exemplos desde gênero jogos como Goat Simulator e I Am Bread, ambos jogos que contam com uma enormidade de buga e todo um conceito ridículo que é o verdadeiro factor chave da venda. Genital Jousting é o próximo nesse gênero, com uma pequena diferença, a execução é muito melhor, sem bugs aparentes e um melhor cuidado com jogabilidade é apresentação.

Não há como fugir ao tema, em Genital Jousting controlamos John, um pênis a procura de amor. A história é hilariante para dizer o minimo, principalmente graças ao narrador que faz um trabalho quase ao nível do narrador de The Stanley Parable e quando estamos a falar de um patamar tão alto podem ter alguma noção da qualidade, especialmente por conseguir dizer tudo aquilo, pessoalmente não sei se ao fim de alguns milhares de takes me saia uma fala se desatar a rir. No que toca a narrativa não vou entrar em qualquer tipo de detalhes, não porque ache que exista grande problema em termos de spoilers mas porque é um conteúdo completamente NSFW que achei piada mas não quero descrever.

Falemos portanto da jogabilidade, algo que no modo história fica limitado ao mais simples possível mas que é explorado em maior detalhe no multijogador. Controlar as, personagens?, é completamente hilariante. Não posso dizer que seja um jogo interessante de jogar, não acho que controlar um pênis seja um conceito bom, simplesmente é divertidamente parvo para nós ocupar a mente com piadas fáceis durante o modo história e depois prolongar esse efeito para algumas sessões online. Mas não me parece que o objectivo dos criadores fosse qualquer tipo de qualidade duradoura, apenas um efeito de novidade é humor que se tornou facilmente viral.

Mas tudo somado, e é preciso realçar que estamos a falar de um jogo ao preço da chuva, Genital Jousting vale a pena nem que seja pela quantidade de conteúdo que oferece a um preço tão acessível. Mas que tem também um sentido de humor que não irá agradar a toda a gente. Não é um jogo com um sentido de humor inteligente ou que nos vai maravilhar com bons gráficos ou um design soberbo. É um jogo sobre pénis, piadas parvas e todas umas nuances que mais vale não pensar muito sobre elas. Mas se querem um jogo exatamente nos moldes que acabei de descrever para ocupar um domingo ou algo desse género, dificilmente vão encontrar algo mais parcamente divertido que Genital Jousting.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster