Análise: The Thin Silence

À superfície, The Thin Silence é uma aventura com puzzles e uma narrativa competente. Não muito será revelado no início porque o jogo nos dá o mínimo de informações. Há algumas dicas de notas dispersas de uma guerra civil e a imensa culpa que Ezra sente devido aos eventos que ele aí viveu. Qualquer coisa a mais será revelada progredindo pelos níveis enquanto resolvemos os puzzles, hackeando terminais e criando ferramentas úteis. Subir mais e mais é o nosso objetivo desde que o jogo nos encontra começando no fundo do poço. É uma alusão bastante clara à depressão, tema esse que se torna óbvio no decorrer do jogo.

Ocasionalmente, o jogador encontra vários gadgets que podem ser usados independentemente ou combinados com outros gadgets para criar um novo item. Os puzzles começam bastante simples mas com a adição de novos gadgets, o tamanho dos níveis também se expande, assim como a dificuldade dos puzzles. Esdras tem apenas uma velocidade de caminhada e a lentidão é facilmente notada nas áreas maiores ou especialmente quando precisamos de repetir uma secção.

Se há uma palavra que poderia ser usada para descrever a arte do jogo, é minimalista. A arte pixelada de um personagem tem apenas o detalhe suficiente para se assemelhar a uma forma humana. As áreas iniciais do The Thin Silence são bastante sombrias e monocromáticas com uma paleta de cores que se expande à medida que o jogador avança, algo que novamente pode ser interpretado como uma metáfora para sair lentamente da depressão e assim ver novamente as cores e conseguir arranjar novas maneiras de apreciar a vida. Os poços de minas são depois substituídos por paisagens brilhantes e montanhas colossais. Uma mudança lenta e inesperada da abertura claustrofóbica.

O som de The Thin Silence é também surpreendentemente bom. No início, há alguns sons ambientais minimalistas no poço da mina, como o vento ocasional e a água pingando das estalactites. O som ambiente é posteriormente seguido pelos assombrosos e tensos acordes de piano. Thin Silence é um jogo que não nos dá tudo em uma bandeja de prata. O jogador é informado no início sobre o que é o jogo, mas precisa percorrer um longo caminho para desvendar os seus mistérios e metáforas.

The Thin Silence não é um jogo que vai agradar a todos. O tópico e as suas metáforas não são algo que vá ressoar com todos, mas vai encontrar um publico que talvez seja mais abrangente do que aquele que eu identificaria.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster