Análise: Raging Justice

Raging Justice é um verdadeiro tributo aos brawlers que foram altamente populares nas consolas 8bit e 16bit principalmente, apesar de terem ainda gozado de alguma popularidade na era das 32bit. A equipa de desenvolvimento, a MakinGames claramente tem um amor pelo género e traz-nos assim este retorno. Pode quase idêntico àqueles jogos que referi de meados dos anos 90, há uma onda de crime e apenas um grupo de heróis pode trazer segurança de volta às ruas e portanto o jogador é o único que pode salvar o dia.

A primeira coisa que notamos são os ambientes 2D com apenas um pequeno espaço para lutar em todos os ecrãs. A Editora Team17 percebeu claramente que o apelo visual é importante nestes jogos em que a nostalgia é tão importante e mais do que parecer um jogo dos anos 90, Raging Justice é um jogo que parece aquilo que a nossa memória através da lente da nostalgia se lembra dos jogos dos anos 90. A realidade é mesmo esta, são raros os jogos que parecem tão bem quanto nos lembramos deles e Raging Justice faz essa ponte na perfeição.

No pape o jogo é realmente simples e objectivo é progredir continuamente enquanto se luta contra todo o tipo de inimigos. Mas o jogo é mais do que isso e cedo percebemos que mesmo na configuração padrão, Raging Justice oferece um desafio sério e temos que ficar constantemente atento. É uma decisão inteligente em muitos aspectos, porque adiciona mais profundidade a um modelo antigo, mas também traz consigo muita frustração a uma experiência que poderia ser mais ligeira.

Aquilo que os criadores não tiveram em conta quando pensaram nesta curva de dificuldade é que a forma como o jogo aborda o combate é muito mais variada do que os jogos clássicos. Além de ataques leves, pesados e especiais o jogador pode prender os inimigos.  Assim que se consegue atordoar um inimigo temos duas opções. Acabar com eles parar receber um aumento em pontos ou deter-los para aumentar a saúde. Este último é obviamente extremamente útil para tentar equilibrar a dificuldade.

Isto tudo é relativamente pacifico durante o jogo normal mas os combates contra os bosses são frustrantes porque são muito difíceis. Existem algumas personagens para escolher que mudam um pouco a nossa experiência. Podemos optar por mais poder, mais velocidade ou uma fusão dos dois. No entanto nenhuma das personagens é verdadeiramente icónica.

Tudo somado Raging Justice é divertido, mesmo que seja relativamente simples. No entanto não podemos confundir a simplicidade das suas mecânicas com facilidade da campanha, uma vez que Raging Justice consegue ser até mais difícil do que deveria ser. A frustração não é suficiente para os fãs não terem aqui um fantástico regresso ao passado, mas os restantes jogadores podem não ficar tão atraídos por esta proposta como os fãs.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster