Análise: WRC 9

WRC 9 é o mais recente jogo de rally licensiado do campeonato mundial de rally e também o último a ser desenvolvido pela Kylotonn. O estúdio tem feito um trabalho notável, especialmente tendo em conta que não é um estúdio grande, mas infelizmente acabou por perder os direitos do WRC para a Codemasters que adiciona assim mais uma fantástica licença ao seu portfolio. Se são fãs de corridas então podem ficar já com a nota de que tanto WRC 9 como o anterior WRC são jogos realmente muito bons. Muito pouco se compara à alegria de explodir numa estrada secundária a 140km/h com todo o carro a abanar e a levar os amortecedores ao limite. WRC 9 tem percursos que alimentam a diversão do jogo, misturando zonas de aceleração com controlo e estradas largas e estreitas. A física é divertida sem ser 100% arcade e é fácil dominar as curvas apesar de não ser um jogo fácil.

 

O force feedback do jogo é sólido e realmente representa o terreno em que estamos. Há particularmente uma diferença na sensação do carro na transição entre terra e asfalto. Para quem é novo por estas andanças do rally, WRC 9 oferece uma ampla variedade de cursos de treino em loop que ajudam os jogadores a se habituarem com as curvas. A aprendizagem nestes jogos é  uma experiência árdua mas gratificante e os cursos de treino em WRC 9 são de curta duração mas ótimos para nos ajudar  a praticar o básico. WRC 9 tem um modo simplificado para ajuste do carro, que é um bom recurso para os jogadores mais novatos mas também podemos alternar para o modo avançado e entrar na simulação mais próxima da realidade que o jogo oferece.

Infelizmente WRC 9 não é perfeito. O copiloto por exemplo é um pouco básico e repete as mesmas frases vezes sem conta. Outro problema é que existem alguns bugs que estragam a experiência e alguns sons dos carroes estão longe da realidade. Um dos aspectos  mais interessantes do WRC 9 é o sistema de calendário onde conseguimos organizar, até certo ponto, a ordem dos eventos. Se não gostam de guiar carros de rally clássicos por exemplo podem avançar esses eventos. Há também um elemento de gestão de equipas no jogo. No jogo temos um grupo de trabalhadores, cada um com uma função específica, como um engenheiro, um agente, um gestor financeiro e cada um custa dinheiro na folha de pagamento. Quanto mais os usamos, mais resistência eles queimam. Assim que acaba precisamos de colocá-los de volta na reserva e substituí-los por outra pessoa. Isso pode significar que acabamos com um mecânico menos experiente durante um momento crítico. Infelizmente o impacto desta gestão não tem tanto impacto como devia no final do dia.

Apesar do sistema de equipas ser um pouco básico, o sistema de objetivos é mais interessante. Além de correr e ganhar corridas, o fabricante estabelecerá objetivos para o jogador que vão desde  coisas como usar apenas pneus macios ou evitar penalidades de tempo de reparo. Alguns dos objectivos são realmente difíceis de conseguir e podem tornar um pouco frustrante a nossa experiência mas é um elemento bastante interessante em WRC 9. O sistema de objetivos cria um equilíbrio que ajuda o jogo a permanecer interessante. Cumprir objetivos geralmente é mais fácil do que vencer o rally em si mas também nem sempre isso se verifica.

Quando comparado com a concorrência a realidade é que WRC 9 não fica a dever praticamente nada a Dirt Rally 2.0 por exemplo. Os modelos físicos  são semelhantes o suficiente para que suas habilidades sejam transferidas entre os jogos, mas diferentes o suficiente para que um não pareça uma versão reformulada do outro. O WRC 9 oferece uma campanha para um jogador mais profunda até por exemplo. Os modos de jogo são complementares entre os dois jogos e assima de tudo fico um pouco apreensivo com o futuro de WRC porque com estes dois jogos que neste momento são rivais acabarem por ser desenvolvidos pelas mesmas pessoas corremos o risco de ficar com dois jogos no mercado praticamente iguais com nomes diferentes.

WRC 9 é a continuação do bom trabalho em WRC 8. Se não se preocupam em ter um jogo com tudo atualizado podem facilmente ignorar este e esperar pelo próximo onde acredito que muita coisa mude. Não tenho qualquer dúvida que se são fãs de rally irão adorar WRC 9 no entanto não tenha tanta certeza de que é um jogo essencial se já tiverem outros na vossa coleção como Dirt Rally 2.0.

 

 

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster