Análise: Super Arcade Football 2021

Os jogos de futebol estão de tal forma associados a FIFA que devem-se contar pelos dedos os jogos de futebol não chamados FIFA ou PES que saíram nos últimos anos. Felizmente nos últimos tempos temos visto o lançamento de alguns jogos indie de futebol, num estilo bem mais retro, mas pessoalmente não tenho problemas nenhuns em deixar esses simuladores de orçamentos gigantes para a EA e Konami.

Antes de mais nada vou realçar que Super Arcade Football 2021 foi feito por uma pessoa apenas. Isto não vai em nada mudar a minha opinião do jogo, mas vou deixar essa informação aqui e dar os meus parabéns ao seu criador. Criar um jogo é um trabalho difícil, mas criar um jogo sozinho é imensamente mais. Infelizmente este é o único aspeto em que posso dar os parabéns ao jogo, já que o resultado é abismal.

Em termos de jogabilidade não estava à espera de muito, nada de simulação, mas ficava muito contente com algo retro e arcade, mas o jogo resume-se a bolas longas sem qualquer estratégia e que abusam do facto de não existir regra do fora de jogo implementada. Se conseguirem criar táticas personalizadas basicamente deixem um jogador fora da área sempre parado à espera da bola e vão marcar os golos que quiserem. Além de simples e nada divertido de jogar, o jogo está também recheado de bugs, desde jogadores que não atacam a bola até guarda redes que fazem a defesa da vida deles e depois entram com a bola dentro da bazila.

Em termos de conteúdo podem contar com os modos mais básicos habituais, como partida, época e torneio. Não existem equipas nem jogadores licenciados, por isso podem esperar ver uma série de jogadores com nomes parecidos que parecem ter sido criados por um algoritmo que mascara os nomes reais. Os visuais deveriam ser de inspiração retro, mas sinceramente o jogo tem um aspeto bem mais feio do que me lembro dos jogos da PlayStation original. Isto devem ser os meus óculos da nostalgia a falar, mas não posso dizer que o jogo tenha bom aspeto.

Super Arcade Football 2021 não é um bom jogo. Não é um jogo que possa recomendar e não consigo ver como consegue vender alguma cópia. Existem jogos de futebol arcade e indie e até alguns para mobile que são muito, mas muito, melhores do que este Super Arcade Football 2021 que até no nome apenas nos faz lembrar Super Arcade Football, um jogo infinitamente melhor.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster