Antevisão: Hidden Deep

Os jogos de terror raramente se afastam da primeira ou terceira pessoa, sejam eles shooters ou não. Raramente vemos jogos noutras perspectivas dentro do género, apesar de conseguir lembrar-me de alguns bons exemplos. Hidden Deep mostra várias influencias, principalmente do meio cinematográfico, com Alien a destacar-se. No que toca a jogos também existem muitas influências que saltam à vista, mas nenhuma delas é particularmente virada para o terror.

O mais recente Metroid é quase um jogo de terror, no entanto Hidden Deep mostra-nos o quão longe o jogo da Nintendo está de o ser. A atmosfera de Hidden Deep tem muito mais em comum com um jogo de terror tradicional do que com um platformer 2D, apesar de as suas mecânicas de jogo mais básicas terem tudo em comum com esse género.

Hidden Deep caracteriza-se por uma atmosfera tensa e uma jogabilidade rígida que faz por vezes lembrar o Prince of Persia original. O jogador tem uma visão limitada do mundo do jogo, tendo que se limitar aquilo que fica visível à sua volta, sem nunca ter realmente a certeza que não está um perigo qualquer preso no tecto à espera de o atacar. É preciso realçar que os controles são estranhos, mas isso funciona em vantagem de Hidden Deep algumas vezes. O jogador não é ágil, com movimentos lentos e sem capacidade de correr e disprar ao mesmo tempo, o que significa que ser surpreendido por um grande grupo de inimigos pode levar a um combate muito frenético.

A ação de Hidden Deep faz com que o jogador sinta que está em equilíbrio com praticamente todos os inimigos do jogo. Infelizmente os controlos que funcionam a seu favor nestes aspetos que referi, também funcionam contra o jogo nas restantes secções do jogo. Muito de Hidden Deep são secções de plataformas e apesar da dificuldade do combate e dos seus inimigos, a verdade é que a maioria das mortes vão vir de simplesmente cair de uma escada por exemplo.

Hidden Deep encontra-se ainda em acesso antecipado pelo que muitos destes problemas irão ser resolvidos e a jogabilidade precisa de melhorar. Apesar de a jogabilidade ter de melhorar, sinto que o jogo corre o risco de perder algum do seu charme se se tornar demasiado responsivo. Mas é urgente que encontre aqui um meio termo que nos faça sentir em equilíbrio com os inimigos mas nos permita não morrer tanto contra o ambiente.

Hidden Deep tem um enorme potencial e o facto de vir do trabalho de apenas uma pessoa é verdadeiramente impressionante. A história é dividida em pequenas missões e o jogo conta ainda com outros modos e até um modo co-op. Se gostam de jogos de terror e não importam de correr alguns riscos em apostar num jogo em acesso antecipado, então acho que este deveria ser uma boa proposta para vocês e comprar o jogo nesta fase irá certamente ajudar a que o criador resolva os problemas e melhore o jogo para o produto final.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster