Análise: Arcade Spirits: The New Challengers

Arcade Spirits: The New Challengers é uma nova visual novel e sequela de Arcade Spirits lançado há um par de anos também pela PQube. Apesar de ser o segundo jogo naquilo que pode ser já considerado uma série, não é propriamente uma sequela, já que não segue os eventos do primeiro jogo, seguindo novas personagens e tendo lugar em novos lugares. A única ligação ao jogo original é a presença de algumas personagens.

Se gostaram do primeiro jogo não há razão nenhuma para não gostar deste. A escrita continua a ser tão boa como no primeiro jogo e a história fala de um jogo que a nossa personagem quer tornar profissão. Não quer apenas jogar, mas fazer disso o seu trabalho. No que toca a este jogo que realmente jogamos, começamos por voltar a ver uma personagem antiga, Iris, uma IA que faz mover a história, sendo ela que nos impulsiona a procurar uma equipa de Fist of Destruction e nos guia em muitas decisões. É também ela que mantém a informação relativa às escolhas e relações da personagem.

As escolhas que fazemos em Arcade Spirits: The New Challengers importam, já que este não é uma história linear podendo ser moldado pelas decisões do jogador. Isto vai desde escolher com quem queremos ser amigos até ao parceiro romântico e escolher um patrocinador para a equipa. Existem vários finais, mas é sobretudo as diferenças pessoais nas histórias de cada jogador que valem a pena. Mesmo que as coisas não saiam como o jogador esperava, ele irá certamente divertir-se. As personagens podem não parecer tão boas ou interessantes como no original, mas há muito desenvolvimento durante o jogo e ao longo da sua duração elas irão recuperar desse impacto incial.

Existem também alguns elementos de ficção científica no jogo. Arcade Spirits: The New Challengers fala da lenda urbana de Polybius, um elemento que tem em comum com o primeiro jogo, fornecendo um fio de intriga sobrenatural. Apesar destes elementos sobrenaturais e sci-fi no caso da nossa IA, a história é muito chegada à terra e as personagens que conhecemos estão essencialmente a lidar problemas relacionáveis.

Em termos de apresentação, Arcade Spirits: The New Challengers é para mim bem mais bonito que o seu antecessor. No entanto o jogo é apenas parcialmente dobrado, com personagens ocasionalmente a falar linhas completas de diálogo. As linhas que são ditas parecem completamente aleatórias. As vozes em si são decentes, mas há uma disparidade óbvia na qualidade de gravação entre alguns personagens. Aquilo que para mim não funciona é a aleatoriedade desta componente. Não há uma regra que tenha percebido sobre quais as falas que vão ter audio ou não.

Arcade Spirits: The New Challengers é uma visual novel que não irá converter novos jogadores ao género, mas é uma proposta de qualidade onde o bom ultrapassa o mau, com boas personagens e história.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster