Análise: Nightmare Reaper

Nightmare Reaper é um novo shooter rogue-lite acabado de sair e quie vai buscar a sua inspiração a clássicos como DOOM. Nightmare Reaper mostra toda a sua dedicação ao género, particularmente aos exemplos mais retro que marcaram o género. Visualmente é um jogo interessante, fazendo um uso perfeito de pixel-art, com cada pixel sangrento parecendo vindo direto dos anos 90. Graças aos elementos rogue, Nightmare Reaper dura essencialmente para sempre, especialmente graças ao modo Novo Jogo + que foi adicionado posteriormente ao lançamento.

No jogo jogamos como um paciente de uma instituição, uma mulher trancada num um asilo. Cada nível ocorre dentro dos seus próprios pesadelos. O jogo conta com 3 capítulos, cada um gerado processualmente mas onde não se nota de todo que os níveis não foram criados manualmente. Quando o jogador morre e reinicia o nível, o mapa é gerado novamente, alterando completamente o layout. As armas também são geradas mais ou menos aleatoriamente, o que pode gerar efeitos diferentes. É um pouco como em Borderlands na medida em que podemos encontrar aquilo que parece ser a mesma arma mas com projécteis diferentes.

É na apresentação que o jogo mais se destaca. Por um lado o estilo de pixel art não é para todos, mas este é um dos melhores desse estilo que joguei nos últimos tempos. A iluminação do jogo por outro lado é um pouco estranha, já que é muito mais realista que o resto dos visuais. Tudo nos visuais do jogo mostram uma dedicação impressionante e apesar de conseguirmos ver as influências do jogo por todo o lado, também conseguimos ver uma identidade própria a transpirar por todo o jogo. Continuando no tema da apresentação, a música do jogo encapsula perfeitamente a identidade do jogo, particularmente porque se cola muito ao que o género tem usado desde o DOOM original.

Nightmare Reaper é essencialmente um rogue-like, mas há mais progressão neste jogo do que em muitos dos outros jogos do género. Nightmare Reaper é um jogo sobre a progressão na sua história e isso poderia ser um problema quando o jogo em si é um rogue-like, mas o jogo consegue equilibrar as duas ideias de forma quase perfeita. A história é também realmente boa e pode até ser um pouco ousada, mas se têm uma estômago forte, há aqui muito para gostar. O jogo recompensa a exploração e a recolhe de itens, já que encontrar segredos e ler memorandos perdidos sobre o mundo pode ajudar o jogador a entender melhor o mundo do jogo.

Nightmare Reaper é um fantástico jogo indie e o tipo de jogo que não vemos com muita frequência. Não é um jogo para todos, especialmente por ser uma experiência essencialmente retro, no entanto o jogo é moderno onde interessa, contém muitos conceitos actuais e é um jogo tão desafiante como divertido.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster