Antevisão: Golfie

Golfie é um novo jogo ainda em acesso antecipado que combina uma série de géneros no mesmo jogo. Golfie consegue com sucesso misturar mini-golf, deckbuilding e rogue-lite. Apesar disso, misturar os conceitos com sucesso é diferente de uma experiência livre de frustrações. Em Golfie, jogamos uma série de buracos gerados proceduralmente, todos eles projetados para nos fazer arrancar cabelos. Quanto menos tacadas dermos mais moeda ganhamos, mas se ficarmos sem tacadas perdemos energia. A energia também é perdida quando sua bola cai no abismo, água, lava ou outros perigos.

O principal problema de Golfie o próprio conceito. Como referi acima, o jogo consegue com sucesso misturar todos aqueles conceitos, mas o resultado não é propriamente agradável. Num jogo de golfe ou de mini-golfe temos normalmente que pensar um pouco na força e direção, mas em outros pequenos modificadores de tacada. Em Golfie precisamos de modificar as tacadas com o sistema de cartas. Cada bioma apresenta também o seu próprio tipo de desafio. Não basta apontar na direção geral do buraco, precisamos de usar alguns cristais para ganhar novas cartas ou usar uma máquina de venda automática para gastar as moedas.

As cartas básicas levam-nos até certo ponto, mas com o decorrer do jogo percebemos que não são suficientes. A forma como as cartas interagem com o conceito de mini-golfe é interessante. Podemos modificar as tacada com uma variedade de cartas como tacadas fortes ou de lob. Podemos também combinar várias cartas e algumas das cartas e usar cartas que são completamente loucas para um jogo de golfe. Podemos fazer coisas como colar a bola numa árvore para depois fazer a próxima tacada a partir da árvore. Cada carta adiciona um pouco de calor, e se adicionarmos muito calor, há uma explosão e perdemos um pouco de energia. Algumas cartas permitem reduzir o nível de calor, adicionando alguma estratégia extra no uso das cartas. Algumas cartas são também mais adequadas para certos biomas, e a composição do deck é algo que temos de levar em consideração de acordo com o bioma que jogamos.

O sistema em si funciona muito bem e é divertido. Temos que constantemente decidir entre chegar ao buraco o mais rápido possível ou tentar recolher moedas, power-ups ou novas cartas. À medida que avançamos no jogo vamos realmente precisar dessas moedas e cartas extra. Este é talvez o jogo de cartas mais original que joguei, apesar de neste momento ainda estar em acesso antecipado. Maior parte do que notei estar em falta é essencialmente conteúdo e nenhuma mecânica base parece estar em falta e em termos de outros aspetos mais técnicos, o jogo não apresentou problemas de performance ou muitos bugs que estraguem o gameplay. No geral parece um jogo acabado com pouco conteúdo. A variedade de cartas podia ser melhor por exemplo e os percursos em si podem ser repetitivos porque se baseiam num pequeno grupo de obstáculos.

Golfie começa por ser frustrante e sinceramente nunca senti que ficasse muito bom no jogo no tempo que passei com ele, no entanto este é um jogo muito rico em originalidade. As mecânicas funcionam bem em conjunto e quando temos alguma sorte nas cartas o jogo fica realmente divertido. Neste momento o jogo é curto, mas isso é facilmente explicado por o jogo ainda se encontrar em acesso antecipado. Se Golfie receber uma boa dose de conteúdo até ao lançamento final, tem tudo para ter sucesso.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster