Antevisão: Starbase

Muitas vezes prometo voltar a um jogo quando este for finalmente lançado, mas o tempo não é muito e por vezes acabo por ter tempo para escrever apenas uma antevisão e não conseguir voltar a um jogo para uma análise mais aprofundada. No entanto é difícil falhar quando o jogo se trata de Starbase e neste caso posso garantir que voltarei a este jogo. Starbase é um MMO surpreendentemente profundo e complexo que ainda está num estado muito precoce no seu desenvolvimento. Apresentado pela primeira vez em meados de 2019, Starbase gerou bastante antecipação em várias comunidades e jogadores, tanto no género MMOs tradicionais como outros baseados em voxels.

Starbase baseia-se ou pelo menos assenta de forma mais marcada na sua mecânica de construção baseada em voxel. Starbase é um jogo excepcionalmente complexo e pode afastar muitos jogadores casuais. Talvez no futuro Starbase acabe por simplificar muitos dos seus sistemas para atrair mais jogadores, mas acho que começar por sistemas mais complexos é um bom principio e dá muito mais poder aos criadores de Starbase para fazerem exatamente o que querem.

A maior parte dos jogos em acesso antecipado devem ser avaliados pelo seu potencial e de todos os que me passaram pelas mãos, Starbase é muito provavelmente aquele que mais potencial tem. Há tanto para fazer e por onde o jogo pode crescer que não consigo perceber se Starbase não se tornar um dos próximos jogos mais populares no mercado. O sucesso vai realmente depender do grau de complexidade que os jogadores estiverem preparados para aceitar, ficando nas mãos da Frozenbyte equilar a complexidade com acessibilidade para que o jogo atinja ao mesmo tempo todo o seu potencial e também o máximo de jogadores possível.

O trabalho feito até agora é já impressionante. A abordagem de mundo aberto sandbox, incentiva a experimentação mas neste momento nem todos os recursos ou funções foram desenvolvidos. O desenvolvimento de Starbase pode facilmente descambar, mas a Frozenbyte parece ter uma ideia clara para onde quer levar o jogo e como lá chegar. Para os jogadores isto significa que podem ter alguma ideia de quando terão o jogo completo, mas também de que até lá irão precisar de paciência. A Frozenbyte parece também ter feito um bom trabalho a equilibrar o feedback dos jogadores com as suas ideias, adaptando os planos para acomodar o que os jogadores parecem querer. Embora o nível de controle dentro da Starbase seja profundo, interessante e um loop de jogabilidade inteiro por si só, nem tudo é bom em termos de performance neste moemento. A dessincronização é um problema comum e existe pop-in às vezes. O jogo também parece focado em derreter placas gráficas, ou pelo menos tentar já que facilmente leva as nossas placas ao limite.

Starbase não se fica pela excelente construção. O jogo contém também muita ação e as bases de um bom shooter. Para dizer a verdade, o jogo está surpreendentemente bom neste aspeto também. O combate é realmente incrível e só pode ficar melhor com o tempo. Existem alguns problemas na construção de naves e a própria Frozenbyte reconheceu isso em vários posts nos forums e no seu roadmap. A quantidade de atualizações que o jogo recebe mostra o empenho da equipa, com atualizações constantes que resolvem muitos problemas levantados pelos jogadores.

Starbase está sem duvida no bom caminho para se tornar um dos melhores jogos de construção de sempre. A liberdade anda aqui de mãos dadas com a complexidade, mas o jogo recompensa o esforço ao se tornar mais gratificante quanto mais tempo o jogador investir no jogo. O sucesso não está garantido, mas Starbase está bem encaminhado para o atingir.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster