Análise: Dread X Collection 5

Se gostam de filmes de terror já devem ter visto coleções de histórias de terror. Cada temporada de American Horror Story é uma história diferente por exemplo, mas o principal exemplo do formato é talvez Creepshow, tanto a trilogia de filmes como a série. Dread X Collection usa o mesmo conceito para um jogo. Aqui temos vários pequenos jogos e experiências de terror desenvolvidos por developers indie. Neste quinto título da série estão incluídos 12 jogos, cada um com a sua própria história, jogabilidade e visuais.

O jogo em si tem um hub central que une todas as experiências. O hub desta vez é uma festa infantil com o tema do espaço e que por si é já bastante arrepiante. Esta área não serve apenas como forma de passar de um jogo para o outro, tendo o seu próprio lore e muita coisa para explorar e descobrir. É uma experiência muito única e oferece algumas histórias interessantes ao tentar desbloquear todos os jogos da antologia que Dread X Collection 5 oferece.

Os 12 jogos de terror têm como tema o tema entretenimento e variam de festas, museus ou parques de diversões. Há uma grande variedade de settings e todos os jogos são bastante assustadores mas também divertidos de jogar. A história da maioria dos jogo é mínima, até porque o objetivo é que cada um seja realmente curto, com a experiência a durar em média 45 a 60 minutos. Há muito que se pode fazer com um jogo curto e curto pode ser simplesmente condensado. Alguns dos jogos são um pouco previsíveis e exagerados, mas o horror e terror são muito fortes em todos eles.

A jogabilidade é também muito variada nesta seleção. Podemos encontrar jogos de vários géneros, desde exploração na primeira pessoa até shooters na terceira pessoa. Cada jogo varia também em duração, indo desde cerca de 20 minutos para concluir um deles e outros a serem mais longos. No total podemos facilmente ocupar mais de dez horas com o jogo, já que facilmente ocupamos algum tempo até com o hub. A variedade como já referi é muita e cada jogo oferece uma experiência realmente diferente. Todos os jogos são realmente curtos e portanto não convém entrar em muitos detalhes para não estragar a experiência daqueles que querem jogar Dread X Collection 5.

Em termos de apresentação, descrever Dread X Collection 5 pode ser um pouco complicado. Apesar de existir um hub a unir todos os jogos, não há propriamente um fio condutor a unir visualmente tudo isto. Alguns dos jogos usam um estilo bastante retro com arte pixel, enquanto que outros usam visuais bem mais modernos. As abordagens mudam muito, mas a qualidade é uniforme. A música, efeitos sonoros e até as vozes são realmente bons, A única critica que posso fazer é que realmente Dread X Collection 5 parece uma coleção de jogos em vez de uma experiência uniforme. Mas todos os jogos correm no mesmo motor, Unity neste caso.

Um dos poucos problemas de Dread X Collection 5 é que não há grande razão para jogar novamente os jogos depois de os acabarmos. Cada jogo tem o seu impacto, mas apenas é capaz de o fazer uma vez. Os jogos não nos dão muita razão para voltar, mas o jogo faz exatamente o que tem que fazer, fazer valer o preço que pagamos. Todos estes jogos são praticamente explorados na totalidade na primeira vez que os jogamos, mas enquanto experiência são todos eles únicos. O jogo também tem alguns bugs, alguns irritantes, mas nenhum que tenha quebrado a experiência.

Dread X Collection devia ser apenas um jogo com novos DLCs a serem lançados regularmente por preço baixo. Sinceramente acho que funcionaria bem melhor do que recebermos estes pacotes repletos de jogos. Isto daria ao jogador alguma possibilidade de escolha e agregaria todos os jogos no mesmo sítio. Esta é a única coisa que deixo como ideia, porque no geral Dread X Collection 5 é uma excelente experiência para quem gosta de terror no geral. Os jogos fogem à norma e como são todos experiências curtas, os seus criadores conseguem implementar ideias que não funcionariam em jogos maiores. Se gostam de experiências de terror diferentes, Dread X Collection 5 oferece exatamente isso.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster