Análise: Rover Builder

Rover Builder é um daqueles jogos que eu até queria bastante gostar, mas com um acumular de problemas dificilmente termino com uma opinião positiva. Tal como o nome indica, Rover Builder é um jogo onde construímos e controlamos veículos. Este não é um jogo com centenas de opções por onde escolher, mas um que usa uma abordagem parecida com Minecraft, onde com peças simples podemos fazer muita coisa. É a liberdade que poderia tornar o jogo divertido, já que com alguns componentes básicos podemos basicamente construir o nosso próprio rover.

Infelizmente Rover Builder não é um jogo minimamente intuitivo. Sendo que a construção é uma das peças principais do jogo, seria desejável que esta fosse o mais intuitiva possível. Infelizmente não é de todo e sem a ajuda do tutorial dificilmente conseguimos fazer o que quer que seja. O tutorial também não funciona da melhor forma possível, mostrando em video o que fazer e como mas não ajudando no jogo em si, parecendo sempre uma ajuda externa.

Assim que percebemos o que cada componente em Rover Builder faz, torna-se possível libertar o nosso engenheiro mecânico interior e nessa altura podemos divertir-nos bastante a criar e a ver as construções dos outros jogadores. Poder controlar as nossas criações depois é também muito divertido, mas apenas durante algum tempo, já que o que podemos depois fazer com as nossas construções é bastante limitado. Não há muito para fazer além de algumas missões. O jogo conta com um modo de criação de nível também, mas novamente parece que o jogo está a passar todo o trabalho para o lado do jogador.

Este é para mim o maior problema de Rover Builder. Antes de podermos jogar algo temos de criar tudo à mão. Obviamente existem pequenos mapas pré-feitos e até um rover simples que podemos usar, mas isso não irá ocupar-nos muito tempo. O foco é realmente na construção, mas por vezes parece que há um foco tão grande na criação dos veículos que ninguém se lembrou que também é suposto ser divertido controlar os veículos depois.

Se são fãs de LEGO Technic e até gostavam que eles viessem sem instruções, Rover Builder pode ser para vocês. O foco do jogo é praticamente todo na criação dos veículos e mapas, o que na minha opinião acaba por sacrificar a sua longevidade. Podemos ter uma ideia incrível para uma criação, mas depois não temos nada de muito interessante para fazer com ela. Visualmente é um jogo competente e não tem uma imensidão de bugs, mas na minha opinião era preciso mais para se destacar de outros jogos do género.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster