Análise: Silt

Silt é um jogo de puzzles do estúdio indie Spiral Circus. Este jogo é o primeiro do estúdio e pelo que podemos ver em Silt o futuro do estúdio é risonho. O jogo pega na ideia de que a grande maioria dos oceanos da Terra continua por explorar. Silt é um jogo de puzzles subaquático, com visuais arrebatadores e um design de som inquietante. O jogador controla um mergulhador enquanto este se aventura no desconhecido.

O nosso mergulhador não é um mergulhador qualquer, tendo o poder de controlar as várias formas de vida que encontra pela sua exploração. Cada espécie tem a sua própria habilidade única, e é esta a base dos puzzles que Silt apresenta ao jogador. Se precisarem de cortar cabos têm que encontrar uma piranha por exemplo e se precisarem de carregar um aparelho elétrico precisam de controlar uma enguia elétrica. O conceito é realmente interessante e a execução é perfeita.

O ciclo da jogabilidade é essencialmente este. O jogador tem de resolver puzzles que envolvem encontrar uma criatura específica e depois de resolver o puzzle pode voltar ao seu corpo e continuar o jogo. Apesar de existirem algumas sequências frustrantes, os puzzles de Silt nunca são particularmente exigentes e nem sempre isso é um ponto contra. É sempre muito claro o que fazer a seguir e a maior parte do jogo, que dura essencialmente três horas a concluir, envolve experimentar e fazer parte da viagem que o jogo oferece. Não é um jogo aborrecido e o facto de não ser frustrante nos seus puzzles funciona a seu favor.

Silt dá ao jogador a oportunidade de apreciar verdadeiramente os visuais fantásticos do jogo. Os visuais de Silt baseiam-se em gráficos a preto e branco, combinados com efeitos sonoros eficazes. Apesar de não ser um jogo realista visualmente, ele consegue fazer-nos sentir que estamos realmente debaixo de água. O som do protagonista a respirar pesadamente juntamente com os outros ruídos das profundezas fazem com que o jogo seja realmente atmosférico. Não há uma verdadeira banda sonora, mas isso joga a seu favor também. O pacote global consegue oferecer uma verdadeira sensação de atmosfera, intensificada por bons cenários e outras imagens interessantes.

Silt permanece vago durante a sua duração, mantendo a sua história escondida e apenas sugerindo um mundo por trás do nosso através das estruturas pelas quais nadamos. Silt foi uma agradável surpresa que peca apenas por ser curta. Se o seu conceito aguentaria um jogo maior fica aberto a discussão, já que este é um jogo bastante curto. Se o que se consegue extrair de Silt vale o preço vai ser uma questão muito pessoal, a única coisa que posso garantir é a qualidade das três horas que o jogo oferece.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster