Antevisão: Madshot

Pelas mãos da Overflow, Madshot é um rogue-lite com jogabilidade de platformer e shooter acrobático. É um jogo altamente difícil, mas também viciante, com uma jogabilidade que mistura desafio com recompensa de uma forma interesante.

Madshot é um jogo bastante rápido e desafiante. A inspiração visual é claramente o universo de terror de H. P. Lovecraft, com uma direção artística que assenta na perfeição ao jogo. Os níveis são gerados de forma processual, mas nunca senti que não houvesse uma lógica por trás de cada um, o que me deixa concluir que pelo menos as regras que são usadas fazem sentido. Os inimigos que aparecem em cada nível são variados, cada um apresentando um desafio diferente, sendo necessário alguma adaptação a cada um.

Como é normal no género, por vezes as coisas ficam um pouco descontroladas. Sinceramente não sei até que ponto é tudo planeado ou se apenas acontece devido à abordagem processual ao design de nível, mas por vezes sentimos que o jogo é injusto, colocando-nos em situações onde não sentimos que seja possível sobreviver. Madshot encontra-se ainda em acesso antecipado, por isso ainda há tempo para resolver este problema.

Este é portanto um jogo onde morremos muitas vezes. A maior parte delas por culpa própria, mas no seu estado atual ainda existem muitas situações em que sentimos que é por culpa do jogo. O jogo não oferece muito em termos de progressão permanente. Cada corrida começa praticamente do mesmo ponto e todos os upgrades e habilidades que recolhemos servem apenas até morrer-mos. É uma abordagem que sinceramente não gosto muito já que prefiro que exista pelo menos algum tipo de progressão. Novos itens ou a personagem a melhorar ligeiramente ao mesmo tempo que nós também o vamos fazendo enquanto jogadores.

Madshot vive sobretudo da sua jogabilidade. É essa que brilha, mantendo o jogador sempre em movimento e é o movimento que torna o jogo bom. Os saltos na parede, saltos duplos e triplos e ser capaz de disparar em 360 graus, a liberdade é tão oferecida pelo jogo como necessária para sobreviver. Os inimigos deixam-nos power-ups, mas também os mapas são gerados com alguns itens como bombas e outros itens úteis. Vamos também recolher essência que é usada para carregar a habilidade ultimate que começa como um pequeno estado de invulnerabilidade e aumento da taxa de ataque e com o tempo evolui para muito mais. Os bosses são também bem pensados e encaixam no tema do jogo.

Madshot ainda precisa de limar algumas arestas, mas é um daqueles pequenos jogos indie que são uma bomba durante a sua duração. Se gostam de rogue-lite é um jogo que oferece uma experiência fiel ao género, inspirado no mythos criado por Lovecraft e com uma jogabilidade explosiva.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster