Análise: Card Shark

Card Shark é um jogo de cartas diferente da maior parte dos jogos de cartas que joguei até hoje. Aqui o objetivo continua a ser jogar cartas, mas o foco é ser batoteiro a jogar às cartas. Para jogar Card Shark o jogador nem precisa saber jogar às cartas. O jogador joga como um menino camponês francês mudo que conhece um patife e o conde de Saint Germain, que rapidamente o considera um batoteiro natural. Ele ensina-nos uma série de truques para ganhar dinheiro aos jogadores, sendo cada um deles uma espécie de mini-jogo para construir uma mão favorável para o Conde.

No início do jogo vamos começar por servir vinho ao mesmo tempo que verificamos qual a carta mais alta de um oponente e memorizamos códigos para indicar o naipe e valor. Mas mais tarde vamos aprender mais técnicas, cada uma com um nome bastante original. As técnicas vão-se tornando mais complexas com o tempo, acabando por envolver até várias etapas, contagem e memorização de cartas. O nosso trabalho no entanto não muda, sendo sempre fazer cada uma dessas etapas corretamente mas com rapidez suficiente.

Além de original, a jogabilidade de Card Shark é altamente viciante e gratificante quando conseguimos fazer as coisas bem. Cada vez vamos conseguindo retirar mais dinheiro dos outros jogadores e mesmo em termos narrativos o jogo consegue oferecer algo significativo, contando uma história sobre o rei de França e uma conspiração que o envolve a ele e um casamento secreto. Não é nenhum romance histórico nem irá ganhar prémios pela escrita mas é bem mais interessante do que estava à espera.

Visualmente Card Shark é um jogo interessante com o estilo de arte 2D a brilhar. As pequenas figuras no ecrã são emotivas, apesar de desenhadas em traços bastante simples. O mundo do jogo é encantador e é um jogo que sentimos vontade de voltar. Apesar de o jogar ser bastante simples no início e com o decorrer do jogo se manter assim quando jogamos de forma seguida, se pararmos de jogar por um dia ou outro vemos que o jogo se torna muito mais complexo com o tempo e falhar os passos das rotinas mais avançadas acontece com muita frequência. Card Shark não nos castiga ao ponto de perdermos o progresso, mas perder dinheiro complica um pouco as coisas e temos de recorrer a outras formas dentro do jogo para ganhar algum dinheiro e voltar ao jogo.

Há muito para gostar em Card Shark. É um jogo original que mistura uma série de ideias boas e familiares para criar uma experiência diferente e original. Se gostam de cartas e não têm problemas em ser o maior dos batoteiros, Card Shark pode ser para vocês.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster