Análise: Warriors Orochi 3: Ultimate Definitive Edition

Warriors Orochi 3 é um dos melhores jogos do género Musou lançados até hoje e é portanto ver algum trabalho feito na preservação e atualização do jogo. Esta nova edição de nome confuso chega aos sistemas mais recentes, atualizando o jogo original lançado em 2012 para PlayStation 3 Xbox 360 e além de algumas melhorias, inclui também mais de quinhentos DLCs lançados para o jogo original. Sim, ouviram bem, mais de 500. Com fãs devotos e alguma dificuldade em angariar novos fãs, é difícil perceber para quem este relançamento é realmente, no entanto para os jogadores do PC é uma excelente novidade e que justifica perfeitamente o investimento.

Warriors Orochi 3: Ultimate Definitive Edition inclui todas as melhorias incluídas em Warriors Orochi 3 Ultimate, que consistia nos modos Duele Gauntlet assim como alguns novos níveis e personagens adicionais de outros jogos da Koei Tecmo como Ninja Gaiden e Soulcalibur. Esta Definitive Edition adiciona além disso novas opções específicas ao formato de PC, como suporte para resoluções maiores e suporte para esquema de controlos de rato e teclado, assim como as centenas de DLCs que referi acima e que por si só seriam um salário mínimo completo em Portugal, pelo menos.

Nem tudo é perfeito no jogo e apesar de ser um port decente, que inclui praticamente tudo o que é obrigatório num port para PC, a realidade é que o jogo continua com um aspeto datado, a resolução default é super baixa e o jogo constantemente reverte para ela e o suporte para rato e teclado é obrigatório e bem vindo, mas jogar um jogo deste género com rato e teclado é doloroso. Para quem jogou o jogo no lançamento original, esta edição vive sobretudo do conteúdo incluído. Apesar de o jogo original não ter falta de conteúdo, os novos cenários são muito bem vindos. Os itens cosméticos são variados, o que seria de esperar dada a quantidade incluída, no entanto nem todos são propriamente memoráveis. Alguns itens são realmente bons, mas outros são desinteressantes ou feios.

Em termos de história, Warriors Orochi 3 desenrola-se após a derrota de Orochi em Warriors Orochi 2. A China e o Japão voltam ao normal e todas os personagens parecem ter-se esquecido do que se passou anteriormente. Uma Hydra gigante promete destruíção e algumas personagens conhecidas dos jogos anteriores estão de volta, algumas até parecem regressar dos mortos como Kiyomori Taira. Para derrotar esta serpente de três cabeças gigante, as nossas personagens precisam de construir uma arma poderosa chamada Yashio’ori, o que dadas as circunstâncias atuais é quase impossível, mas Kaguya pode viajar no tempo. A história parece bastante louca, mas a realidade é que com o tempo vai ficando interessante e detalhada e surpreendentemente divertida.

Warriors Orochi 3: Ultimate Definitive Edition não inova muito nem em relação ao jogo original e mesmo o Warriors Orochi 3 se destaca muito dos jogos anteriores. O formato de combate de um contra mil continua a marcar papel central. No modo História o jogador cria uma equipa de três personagens e podemos controlar qualquer uma delas. Há uma opção para usar todas as três personagens de uma vez enquanto dois são controladas pela IA. Há uma base que serve como um centro central onde, entre as batalhas, os jogadores podem criar armas e aumentar o nível das suas personagens.

O modo de duelo é onde os jogadores podem lutar entre si em combates de três para três. O modo Gauntlet é um modo onde o jogador seleciona uma equipa de cinco personagens que descem num labirinto de etapas que se torna cada vez mais difícil à medida que estes tentam chegar ao ponto de fuga. Este modo oferece desafios adicionais para os jogadores que completarem a história e querem retirar um pouco mais de valor do jogo. O ritmo da história, a duração dos níveis e o caos geral faz com que este seja um jogo realmente viciante e a jogabilidade gratificante que não irá desapontar os fãs mesmo uma década após o seu lançamento. Com um suporte quase perfeito para a Steam Deck, Warriors Orochi 3: Ultimate Definitive Edition é agora uma compra quase obrigatória e se não são fãs, mas têm alguma curiosidade sobre o género, esta é um dos melhores pontos de entrada na série.


Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster