Análise: Hostlight

Hostlight é um jogo de puzzles da ESDIP GAMES e baseia-se em cores e luz para os seus puzzles. As mecânicas do jogo são sólidas, mas nem sempre originais e não posso abanar o sentimento de que já joguei algo semelhante antes. Hostlight é um jogo de puzzles que se baseia em mecânicas simples e intuitivas, no entanto estas tornam-se progressivamente mais complicadas à medida que o jogo avança.

O núcleo de Hostlight é simples. Existem raios de luz que através de um sistema de prismas, filtros e espelhos, são decompostos e recombinados. O objetivo é fazer com que a luz da cor certa chegue ao destino. No início do jogo começamos numa floresta e somos liderados por um pequeno robô. Não há grande história ou contexto para a ação e sinceramente gostava de ter visto algo mais. Sempre que jogo algo deste género fico sempre à espera de uma experiência de jogo semelhante a Portal, que conseguia misturar puzzles com história de uma forma brilhante.

A história não é de todo o elemento mais importante do jogo e vamos descobrindo-a à medida que vamos resolvendo os vários níveis. A história existe mas é apenas sugerida aos poucos através dos diálogos entre os NPCs. Do pouco que vamos descobrindo havia aqui uma ideia para algo mais interessante se fosse explorado melhor. Visualmente o jogo é absolutamente bonito e detalhado. As várias zonas do jogo são cuidadas e no geral o jogo é visualmente impressionante. O som é também muito agradável e torna a experiência muito imersiva.

Em cada sala do jogo há geradores de feixes de luz, que podem ser operados e orientados pelo jogador e outras vezes são fixos. Dentro de cada sala estarão disponíveis espelhos para alterar o caminho da luz, prismas para decompor e recombinar as várias cores e filtros para bloquear certos componentes cromáticos. A solução de cada nível consiste em entregar um feixe de luz da cor certa a pontos de recolha específicos. Quando um ponto de recolha está devidamente iluminado, um artefato é libertado para ser colocado no centro da sala.

Cada sala tem um número variável de artefatos para desbloquear. Todos os artefatos estão no centro da sala sob um feixe de luz. O jogador precisa de orientar os feixes de luz para combinar a sua sombra com uma forma no chão. Existem assim duas etapas de resolução de cada zona. Começamos pelas luzes coloridas e passamos para o alinhamento das sombras. Estas duas têm pouca correlação entre si, sendo duas atividades completamente distintas que é difícil entender porque devem ser a continuação uma da outra. A primeira parte é também sempre muito mais difícil que a outra.

Hostlight é um jogo interessante, mas alguns problemas de equilíbrio da sua dificuldade, um sistema de cores RGB que pode ser confuso para quem apenas conhece como se juntam cores de tinta e uma história sem estrutura impedem o jogo se ser melhor e uma referência no género.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster