Hostlight é um jogo de puzzles da ESDIP GAMES e baseia-se em cores e luz para os seus puzzles. As mecânicas do jogo são sólidas, mas nem sempre originais e não posso abanar o sentimento de que já joguei algo semelhante antes. Hostlight é um jogo de puzzles que se baseia em mecânicas simples e intuitivas, no entanto estas tornam-se progressivamente mais complicadas à medida que o jogo avança.
O núcleo de Hostlight é simples. Existem raios de luz que através de um sistema de prismas, filtros e espelhos, são decompostos e recombinados. O objetivo é fazer com que a luz da cor certa chegue ao destino. No início do jogo começamos numa floresta e somos liderados por um pequeno robô. Não há grande história ou contexto para a ação e sinceramente gostava de ter visto algo mais. Sempre que jogo algo deste género fico sempre à espera de uma experiência de jogo semelhante a Portal, que conseguia misturar puzzles com história de uma forma brilhante.
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A história não é de todo o elemento mais importante do jogo e vamos descobrindo-a à medida que vamos resolvendo os vários níveis. A história existe mas é apenas sugerida aos poucos através dos diálogos entre os NPCs. Do pouco que vamos descobrindo havia aqui uma ideia para algo mais interessante se fosse explorado melhor. Visualmente o jogo é absolutamente bonito e detalhado. As várias zonas do jogo são cuidadas e no geral o jogo é visualmente impressionante. O som é também muito agradável e torna a experiência muito imersiva.
Em cada sala do jogo há geradores de feixes de luz, que podem ser operados e orientados pelo jogador e outras vezes são fixos. Dentro de cada sala estarão disponíveis espelhos para alterar o caminho da luz, prismas para decompor e recombinar as várias cores e filtros para bloquear certos componentes cromáticos. A solução de cada nível consiste em entregar um feixe de luz da cor certa a pontos de recolha específicos. Quando um ponto de recolha está devidamente iluminado, um artefato é libertado para ser colocado no centro da sala.
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Cada sala tem um número variável de artefatos para desbloquear. Todos os artefatos estão no centro da sala sob um feixe de luz. O jogador precisa de orientar os feixes de luz para combinar a sua sombra com uma forma no chão. Existem assim duas etapas de resolução de cada zona. Começamos pelas luzes coloridas e passamos para o alinhamento das sombras. Estas duas têm pouca correlação entre si, sendo duas atividades completamente distintas que é difícil entender porque devem ser a continuação uma da outra. A primeira parte é também sempre muito mais difícil que a outra.
Hostlight é um jogo interessante, mas alguns problemas de equilíbrio da sua dificuldade, um sistema de cores RGB que pode ser confuso para quem apenas conhece como se juntam cores de tinta e uma história sem estrutura impedem o jogo se ser melhor e uma referência no género.