Análise: I Was A Teenage Exocolonist

Comecei por olhar para I Was A Teenage Exocolonist como mais um daqueles jogos sobre namoro e uma carga gigante de termos LGBT, mas o jogo conseguiu realmente surpreender-me. O jogo tem muitos dos mesmos elementos desses jogos que descrevi acima, no entanto consegue ser melhor, mais profundo e abordar temas mais sérios sobre os anos da adolescência.

O jogador começa numa nave colónia que eventualmente se torna a colónia de Vertumna. É durante a viagem que escolhemos uma série de pequenos elementos sobre a sua personagem, mas a viagem é curta e logo chegamos ao nosso destino. Crescendo na colónia de Vertumna, o jogador irá escolher como passar o tempo. Podemos estudar, relaxar ou até ajudar a manter a colónia em bom estado. Essas decisões levam-nos a obter cartas e cada carta tem uma categoria e um valor.

Estas cartas formam depois um baralho usado para jogar um jogo de poker no final de cada mês do jogo para determinar o resultado de uma atividade. Tudo o que escolhemos para participar desenvolve as habilidades da nossa personagem. São 15 habilidades no total e elas abrem certas decisões mais tarde. Se preferirmos que a nossa personagem seja uma guerreira capaz de lutar contra alienígenas, temos que aumentar a sua coragem e resistência por exemplo. Existe uma infinidade de maneiras de editar a nossa personagem e no final da adolescência iremos perder o controle do jogo e ele irá mostrar-nos como o resto de sua vida se desenrolou.

Podemos então reviver a adolescência, aprendendo com os erros do passado e tomando decisões diferentes. Há muito potencial para ver diferentes eventos e explorar diferentes ramificações da história. Junto com os principais pontos da história, há também um elenco de personagens interessantes com os quais podemos construir relacionamentos. Com 10 personagens namoráveis, há muito romance à mistura e irão encontrar elementos em comum com os jogos que referi no início.

I Was A Teenage Exocolonist é uma divertida visita à adolescência, com elementos de dating sim não muito pesados. Foi uma agradável surpresa e acredito que fãs de jogos do género e de outros tipos de aventuras irão encontrar algo para gostar aqui.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster