Análise: The Mortuary Assistant

A época dos sustos já passou, mas a lista de jogos para analisar não me deu grande espaço para lançar as análises no tempo certo. Um dos jogos que deveria ter direito a um artigo na altura do halloween é The Mortuary Assistant, um jogo que me fez lembrar muito o filme The Autopsy of Jane Doe e que tem todos os elementos para se tornar um jogo de referência dentro do género.

Desenvolvido pela DarkStone Digital em parceria com a DreadXP, o jogo tem como palco uma morgue, um local perfeito para uma dose gigante de sustos, mas que surpreendentemente o jogo consegue tornar natural, não fugindo a uma boa dose de jump scares, mas nunca os tornando “baratos”. A história é simples, controlamos um aprendiz na mortuária River Fields. Uma noite recebemos uma chamada para tratar de um embalsamento sozinhos já que o agente funerário principal não se está a sentir bem. Depois de meses de aprendizagem este é o momento para mostrar tudo que aprendeu, infelizmente as coisas não correm como deveriam, já que coisas estranhas começam a acontecer.

Não seria um jogo de terror sem coisas estranhas a acontecer e aquilo que seria um momento de glória, rapidamente passa a uma luta pela sobrevivência. A jogabilidade é também bastante linear. Começamos com ações muito simples numa zona calma sem perigo para nos habituarmos aos controlos. Com o tempo vamos percebendo melhor o que temos para fazer e rapidamente passamos de simplemente procurar as chaves do apartamento para coisas mais técnicas da profissão.

Este não é um jogo de simulação, portanto as principais tarefas vão sendo parecidas com pequenos puzzles. Este também não é um jogo de ação, assemelhando-se a vários jogos de terror que temos jogado nos últimos anos. The Mortuary Assistant é verdadeiramente assustador, mas não contém aqueles típicos sustos forçados que nos habituámos a ver nos jogos do género. Muitos destes jogos parecem ter sustos escritos num guião, enquanto que aqui parecem muito mais naturais, como se apenas nos assustámos porque olhámos para um sitio na hora errada. Isto pode simplesmente querer dizer que os criadores do jogo são inteligentes e nos levaram para onde queriam, mas o jogador nunca sente que está a ser forçado a seguir um caminho.

Em termos de apresentação, o jogo é competente mas nunca sendo memorável. A banda sonora faz um trabalho bom a completar o ambiente e os ambientes em si são bons, mas não há aqui nada que eu possa dizer que seja único ou memorável. Não é um jogo muito grande também e isso reflecte-se na quantidade de áreas que podemos explorar. Tudo se resume a um pequeno edifício, portanto a variedade apesar de indicada para a duração, é pouca. Isto faz com que não exista muito para fazer depois de completar o jogo uma vez. A experiência é bastante linear e apesar de parecer que os sustos foram gerados de forma processual, a maioria segue um guião, mesmo que esse guião seja muito inteligente.

The Mortuary Assistant é um excelente jogo de terror que talvez não o recomende para jogar agora, mas para o próximo halloween quando sentirem vontade de jogar um jogo do género.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster