Análise: Backfirewall_ 

A premissa de Backfirewall_  é realmente original. Em Backfirewall_ o jogador encarna o papel de uma App de smartphone que é convencida pelo sistema operativo que a sua única forma de sobreviver é impedir que o utilizador a atualize. No decorrer do jogo vamos conhecer outras APPs, algumas que são obviamente referências de APPs reais e bastante conhecidas. O que se pode fazer em termos de jogabilidade com uma premissa como esta é talvez a grande questão e o resultado aqui é um jogo de puzzles na primeira pessoa.

O jogo usa o hardware de um smartphone como o seu mundo. Vamos explorar zonas com a bateria e o GPU com o objetivo de causar erros suficientes em cada área para impedir o próximo update e desbloquear assim a área seguinte. A dificuldade dos puzzles varia bastante, alternando entre muito simples e bastante complexos, mas nunca senti que houvessem puzzles demasiado complexos que tornassem o jogo frustrante. À medida que avançamos no jogo desbloqueamos habilidades como apagar, duplicar, mudar de cor e reverter a gravidade, habilidades essas essenciais à resolução dos puzzles mais avançados.

Decidir qual a habilidade que precisamos de usar é um desafio em si só, mas o jogo ajuda-nos um pouco ao trocar a cor do cursor quando interagimos com os objetos. O jogo está também recheado de bom humor relacionado com tecnologia. Não é o jogo mais divertido do mundo, mas foi uma boa surpresa. Convém apenas ter as expetativas contidas, Backfirewall_ está longe de ser um The Stanley Parable. Mas não tem nada que se possa envergonhar, Backfirewall_ faz um bom trabalho em humanizar o sistema eletrónico de um smartphone.

Apesar de fazer muita coisa, existem algumas falhas no jogo. Existem alguns bugs que nos deixam até na dúvida se são realmente bugs ou é o funcionamento correto do jogo. Isto deve-se essencialmente ao jogo ter a temática que tem. É suposto causar-mos bugs no sistema, mas muitos dos bugs do jogo não me parecem propositados. O sistema de dicas também é bastante pobre, algo que é essencial para um jogo deste género não se tornar demasiado frustrante. Ter que usar o sistema de dicas é por si quase admitir a derrota, mas sair do sistema sem uma resposta concreta é um duplo sentimento de derrota.

Apesar das falhas, Backfirewall_ tem mais a seu favor do que contra. Algumas das áreas do jogo são realmente interessantes e divertidas de explorar, enquanto que outras são mais complicadas e desafiantes. O jogo explora de forma brilhante um tema bastante original, fazendo-me lembrar a espaços, Astro’s Playroom para a PlayStation 5. É um género completamente diferente e a temática também, mas há muitos pontos em comum. Se gostam de jogos de puzzles como Portal, Backfirewall_ pode ser o que estão à procura.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster