Análise: Buddy Simulator 1984

Buddy Simulator 1984 é um novo jogo para a Nintendo Switch que transporta o jogador para tempos mais simples. O jogo procura emular o sentimento dos jogos antigos talvez de uma Commodore 64 ou similares, incluindo mostrar todo o jogo de forma semelhante ao que veríamos num ecrã CRT, aqueles caixotes antigos que mostravam a imagem meia arredondada. Buddy é uma IA que começa por nos pedir algumas informações simples e nos dá acesso alguns minijogos.

As coisas complicam-se ou melhor, tornam-se estranhas quando esta IA começa a tentar conectar-se ao jogador de uma forma mais pessoal, fora da sua programação original. É aqui que o jogo se torna também interessante, já que vai-se tornando aos poucos uma daquelas lendas urbanas de jogos possuídos. O jogo começa a ter alguns bugs e glitches e torna-se até um jogo de terror, deixando o jogador bastante desconfortável ao não saber como reagir. Será isto um bug ou é propositado, é a questão que mais nos passa pela cabeça à medida que a IA vai tornando a sua obsessão em desespero.

Em termos de jogabilidade, Buddy Simulator 1984 é um RPG leve com alguns quick time events lançados à mistura. Os controlos, ou pelo menos os botões, vão mudando de batalha em batalha e no geral, não é pelas mecânicas de jogo que Buddy Simulator 1984 consegue ser uma boa experiência. Isso vem do conceito sólido e da implementação deste terror subtil. Existe uma história no jogo, mas é a espécie de assombração da IA que se torna verdadeiramente interessante, dando uma sensação de paranóia constante que o jogo consegue realmente vender.

Buddy Simulator 1984 é um jogo difícil de explical, primeiro porque explicar demais iria estragar o essencial da experiência e falar a menos não vos diz nada sobre o jogo. O tema central é o de uma IA a tentar fugir da sua programação, mas é mais do que isso e a execução é brilhante. Desde os visuais até à forma como implementa os glitches que ela provoca, tudo é bem pensado e funciona. É pena que não seja melhor no que toca às mecânicas de jogo propriamente ditas.

Infelizmente Buddy Simulator 1984 não é um jogo muito bom naquilo que toca às mecânicas de jogo, já que tudo o resto é fantástico. Em termos de experiência propriamente dita, Buddy Simulator 1984 é algo que recomendaria a todos os jogadores da Nintendo Switch, ou se estão a ler esta análise sem preferência de plataforma, acredito que o lançamento original para a Steam seja até melhor. Simplesmente não estejam à espera de um RPG competente, já que o foco de Buddy Simulator 1984 é outro.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster