Análise: Dust & Neon

Dust & Neon é um jogo que pega numa mecânica inovadora e constrói todo um jogo à sua volta. A mecânica inovadora em si é um sistema de carregamento da arma e apenas posso dizer que é soberbo, infelizmente não posso dizer o mesmo de todo o resto do jogo que o rodeia. Não quero com isto dizer que o jogo em si seja mau. O combate é sólido e divertido, mas no que toca a ser um western, há melhores e enquanto roguelite, também não posso dizer que seja o melhor que o género tem para oferecer.

A história de Dust & Neon fala de um cientista louco chamado Dr. Finkel que criou uma série de robôs para combater uma série de robôs malvados que tomaram controlo do oeste. O jogo funciona como roguelite, com o cientista a ficar no seu bunker enquanto o jogador controla um destes robôs até ser derrotado e se ver de volta ao bunker do cientista. É um loop de jogabilidade que já vimos centenas de vezes, mas tem aqui a vantagem de ser um western, algo que talvez tenhamos visto menos vezes.

O jogo em si é muito simples e linear. Existe uma IA que nos ajuda e guia, funcionando como tutorial. O jogo tem um tom leve e divertido, mas nem sempre o humor funciona. Algumas piadas parecem demasiado forçadas. A jogabilidade é intuitiva e facilmente pegamos no jogo sem dificuldade. Dust & Neon usa uma vista isométria, um sistema de cobertura e essencialmente temos de matar tudo o que nos vai aparecendo. O sistema de carregamento que referi é muito simples também. Basicamente temos que carregar todas as armas manualmente, com cada arma a conter um limite de balas diferentes, o que significa ter que carregar a arma mais ou menos frequentemente.

Isto não parece nada de especial, nem muito inovador, mas dá ao jogo um feel bastante diferente. É um pormenor pequeno, mas o seu impacto no jogo é surpreendentemente grande. Existem vários tipos de armas e existem também versões melhoradas dos tipos básicos que usamos logo no início do jogo e que podemos comprar entre níveis. A jogabilidade fora destes sistemas é bastante simples e semelhante a outros jogos do género. Mesmo as mecânicas roguelite aqui presentes são as mesmas que já vimos centenas de vezes. Há melhorias permanentes tanto para a personagem como o armamento e também melhorias temporárias dentro de cada corrida. Os mapas do jogo são fixos, algo pouco usual dentro do género, mas os conteúdos são gerado de forma dinâmica.

Dust & Neon conta ainda com missões simples que infelizmente são pouco interessantes. Felizmente existem dois tipos de missões que se destacam, um pela positiva, os assaltos aos comboios, e outro pela negativa, as missões de sabotagem. Existem também uma série de bosses e esses estão também muito bem conseguidos. Cada vez que derrotamos um boss vamos desbloqueando versões mais fortes do mesmo, mas as diferenças são poucas e podem ter alguma dificuldade em ver o que mudou.

Dust & Neon é um jogo bastante razoável, com algumas ideias interessantes e alguma identidade. Nem tudo funciona e até há menos coisas que funcionam do que as que não funcionam. No entanto é um jogo que funciona muito bem na Nintendo Switch. Neste momento funcionaria igualmente bem na Steam Deck, portanto não vos vou dizer que versão escolher. Não é o melhor do género, nem o pior, por isso o que podem retirar daqui depende muito do que já jogaram antes.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster