Análise: Joon Shining

Joon Shining é um jogo 2D de golfe, por muito que não pareça, e que se foca em puzzles e uma jogabilidade relaxane. O jogo esteve bastante tempo em acesso antecipado na Steam, tendo saído agora na sua versão final. A jogabilidade do jogo é bastante original e gratificante e no fundo o jogo é uma agradável surpresa para todos os que estiverem dispostos a aceitar o desafio que o jogo nos propõe.

O jogador encarna o papel de um jovem feiticeiro encarregue de salvar o seu dodo. Para o conseguir tem de lançar ovos até ao ninho o que faz o ovo eclodir. Podem já ver alguns paralelismos com o golfe que referi acima, mas a jogabilidade é realmente muito semelhante a um jogo mini-golfe, com muitos perigos e plataformas para navegar até chegar ao buraco, neste caso ninho.

Todo o jogo procura ser muito relaxante, isso vai desde os cenários até à banda sonora. Os visuais serenos e a banda sonora calma, fazem com os oito mundos do jogo sejam uma experiência muito zen. Vamos explorar ambientes desde florestas a mundos tecnológicos, mas todos os ambientes são bonitos à sua maneira. Outra coisa que não nos irá chatear são os controlos do jogo. Tudo é simples e intuitivo. Apontamos com um analógico e podemos ver a trajetória. Podemos dar pequenos ajustes depois de bater à bola, adicionando rotações quando ela atinge o chão por exemplo.

Os circuitos não são muito elaborados, normalmente são bastante lineares. Existem plataformas que podemos rodar com os gatilhos do comando, ou outra tecla se usarem o teclado. Existem armadilhas como espigões que infligem dano na bola. Se se recordam a bola é um ovo, por isso esta mecânica faz todo o sentido. Se perderem toda a vida do ovo terão de voltar ao início. Os níveis são bastante lineares mas podemos explorar um pouco fora do caminho convencional para procurar alguns itens extra que permitem desbloquear os níveis seguintes. Os níveis acabam por parecer puzzles por causa disso mesmo, já que precisamos destes itens para progredir.

Apesar da simplicidade, o jogo jogado em si acaba por ter alguns problemas. Existem pequenas escolhas feitas nas mecânicas que acabam por tornar o jogo mais difícil do que deveria e como o progresso não é tão simples como simplesmente chegar ao final, a progressão acaba por ser frustrante. Joon Shining comete um pecado capital na minha opinião, que é eu não conseguir perceber porque é a bola foi na direção que foi. Um jogo pode ser difícil, mas tem que comunicar bem porque razão o jogador está a falhar.

Há muito para gostar em Joon Shining, mas a jogabilidade vai depender muito do jogador. Os controlos são simples, o jogo é bonito e a banda sonora é calma. Jogar Soon Shining tem tudo para ser uma experiência calma e pacífica, mas se não estiverem em sintonia com a jogabilidade tudo isto pode não funcionar. Quando conseguimos fazer o que queremos o jogo é muito bom. É um jogo recheado de bons puzzles e oferece uma experiência golfe 2D diferente. Por ver aquilo que o jogo faz bem é que acho que merece um oportunidade, mesmo que não tenha conseguido gostar totalmente da sua jogabilidade.

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