Análise: The Last Kids on Earth: Hit the Deck!

Baseado numa série de livros para jovens adultos e na série com o mesmo nome na Netflix, The Last Kids on Earth conta a história de Jack Sullivan e dos seus amigos June, Dirk e Quint. O grupo tenta sobreviver num mundo pós apocalíptico onde não existem adultos e que está cheio de monstros semelhantes a zombies. O jogo é o segundo baseado nesta licença e é desta vez um jogo de combate de cartas e criação de deck.

The Last Kids on Earth: Hit the Deck! segue na mesma os eventos dos livros e da série, mas opta por esta abordagem diferente. Começamos por escolher uma das personagens, tendo cada uma as suas habilidades e armas. Devido às suas habilidades e armas diferentes, a experiência de jogar com cada uma é substancialmente diferente. Cada uma tem também um deck de cartas diferentes e é divertido experimentar as várias personagens e no final podemos ter uma melhor ideia daquela que melhor se adapta à forma como gostamos de jogar.

No centro da ação temos a casa na árvore. É aqui nesta base que o grupo se protege, equipados com armas. É aqui que podemos aceder a todas as armas que o grupo já coleccionou, mas existem outras coisas como uma TV que mostra as estatísticas de cada personagem, um quadro com as quests do dia e também uma mesa que permite criar itens e melhorar equipamentos. Também temos a possibilidade de usar os tokens ganhos nas batalhas para criar novas cartas. Quando estamos prontos para começar uma missão temos apenas que ir para o quadro onde temos a lista de missões e escolher uma.

Assim que escolhemos uma missão vamos escolher uma arma e outros equiopamentos. Estes vão adicionar cartas ao nosso deck. Existem cartas ofensivas e defensivas e no geral o jogo é muito simples. Se jogarmos as cartas todas, estas são re-baralhadas e o jogo continua. Existem algumas ocasiões onde as várias personagens se juntam para combater juntas, com o resultado a ser melhor ou pior, dependendo de quais as personagens que se juntam, já que algumas combinações são objectivamente melhores que outras.

O jogo usa pontos que correspondem às cartas que podemos usar. Quando terminar-mos o nosso turno passa a ser a vez do adversário. Existem várias ondas de inimigos antes de podermos cantar vitória, mas quando todos os inimigos forem derrotados podemos ver alguns dados sobre a batalha, desde o tempo que demorou a quantos inimigos derrotámos. Caso acabemos derrotados somos colocados de volta na base da casa da árvore e o jogo pode ser bastante desafiante até, por isso não se admirem que o jogo requeira um pouco mais de estratégia do que o estevam à espera.

Existe um pouco mais além de combate enquanto cumprimos as missões. Temos de escolher uma das rotas disponíveis e algumas destas rotas oferecem escolhas de ações. São escolhas binárias sem grandes surpresas, mas que adicionam uma camada extra de estratégia e planeamento. As missões são complementadas com algumas cutscenes da série da Netflix ou pelo menos com qualidade semelhante. Mesmo quem não tem nenhuma ligação à série, seja a da Netflix ou a de livros, vai encontrar muita coisa para gostar aqui. The Last Kids on Earth: Hit the Deck! é um jogo bastante competente enquanto jogo, não dependendo da ligação dos jogadores com o material original.

Se gostam de jogos de cartas The Last Kids on Earth: Hit the Deck! é um jogo cheio de carisma e boas mecânicas. Não é o melhor do género, mas não tem nada com que se envergonhar e se são fãs da série, melhor ainda.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster