Análise: Trek to Yomi

Trek to Yomi é um jogo de ação 2D sofre um samurai à procura de vingança. O jogo captura a essência dos filmes de samurais de Akira Kurosowa com bastante sucesso, infelizmente não consegue capturar a qualidade dos mesmos. Existem demasiados problemas e a qualidade geral deixa muito a desejar para quem Trek to Yomi atinja os objetivos a que se propôs.

Depois da sua cidade ter sido atacada, Hiroki, o nosso protagonista, tem de decidir entre ficar para salvar a sua família, ou partir numa demanda por justiça. A história em si está bem contada e não é de todo o problema do jogo. Hiroki enfrenta os seus demónios pessoais e tem de fazer escolhas que vão afetar o seu futuro. Além da história ter qualidade, também é bem contada, em parte pelas excelente vozes japonesas.

O jogo não se fica por ser um conto de samurais tradicional, adicionando vários elementos sobrenaturais. Hiroki caminha numa frágil linha entre a vida e a morte e na parte final do jogo tem até de atravessar os infernos. Há algo no jogo que eu gosto bastante. Gosto quando um jogo consegue introduzir elementos sobrenaturais num jogo que é no geral bastante baseado na realidade. É uma tarefa dura e Trek to Yomi consegue fazer essa mistura com sucesso.

Mas eu não tinha dito acima que o jogo era um mau? Bem, eu não disse propriamente isso, mas naquilo que são os elementos de jogo propriamente ditos, o jogo é mau. É repetitivo e a jogabilidade é pobre. Os combos parecem ser os mesmos do início ao fim e nada no combate é realmente gratificante. Se pelo menos as poucas mecânicas que têm fossem boas o jogo podia ter algum sucesso, mas simplesmente bloquear um ataque inimigo é bem mais difícil do que deveria ser. Nem sequer temos grande feedback dos nossos ataque ou uma pequena ajuda para sabermos quando defender e atacar.

É realmente pena que assim seja, já que em tudo o resto o jogo apresenta razões suficientes para eu gostar dele. A história e apresentação geral são soberbos, mas depois o jogo controla-se mal, o combate é pobre e até as fracas animações ajudam a retirar qualidade aquilo que o jogo tem de bom. Também não existe grande variedade no que toca a inimigos. Mesmos os inimigos sobrenaturais parecem ser os mesmos modelos que vemos no resto do jogo. Felizmente existem bosses que ajudam a variar um pouco as coisas e são uma agradável surpresa tendo em conta o combate geral do jogo.

Fora do combate à jogabilidade não é muito melhor. A exploração é praticamente inexistente já que o jogo segue uma linha bastante linear e os poucos puzzles que o jogo nos apresenta são também muito simples. Existem alguns colecionáveis e upgrades que nos dão algumas melhorias como resistência ou mais vida. Tentar explorar também expõe o jogador a bastante mais bugs e outros pequenos problemas que seria melhor evitar. Não há nada de muito grave, mas nota-se que não houve muita atenção ao detalhe, ou tempo para a ter.

Tenho muita pena que Trek to Yomi não seja melhor, já que é um jogo que realmente me despertou muito interesse. Mas ainda tenho esperança. Maior parte dos problemas do jogo podem ser corrigidos com um patch, portanto se continuam curiosos vão passando pela página da Steam e vejam as críticas mais recentes, pode ser que entretanto estes problemas tenham sido corrigidos ou atenuados.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster