Antevisão: Xenonauts 2

Altamente inspirado em X-Com, o primeiro Xenonauts não passou despercebido. A morte permanente é uma das mecânicas mais marcantes do jogo. Podemos contar as batalhas ou relacionamentos bem-sucedidos que a personagem fez. Ficar sem uma unidade importante e ter que a substituir é um dos problemas que temos de lidar. Neste momento a sequela é apenas uma demo, mas já apresenta muitos dos elementos que os fãs procuram nestes jogos.

Independentemente das escolhas do jogador, Xenonauts 2 exige muito do jogador. Isso pode ser bom ou mau, dependendo da apresentação da informação ao jogador. Com Xenonauts 2 esse problema não existe, porque os criadores do jogo criaram um sistema intuitivo dentro da IU. Ao passar o rato sobre a maioria das coisas no jogo com o cursor, uma janela de descrição aparecerá e nessa janela podemos abrir janelas adicionais para uma cadeia de informações relacionadas.

Os jogos X-Com recentes concentraram-se principalmente em jogabilidade baseada em esquadrão, mas Xenonauts 2 é abrangente e apresenta muito mais variedade. Os OVNIs são captados em radares e os jogadores podem ter controlo direto sobre o combate ou deixar o combate resolver o combate resolver-se. Os caças são aeronaves individuais com pilotos, sistemas de armas, combustível, etc. Enviar pilotos para os céus é tão arriscado quanto enviar soldados para o campo de batalha, o que proporciona uma experiência de jogo muito mais completa. Os soldados são carregados em veículos de transporte para serem implantados em tempo real nas zonas de combate. As bases podem ser construídas e defendidas em qualquer lugar da Terra e podem ser adaptadas especificamente às necessidades.

A personalização é bastante específica e será familiar para aqueles que jogaram jogos como PUBG com o sistema de inventário baseado numa grelha. Cada soldado, avião, veículo blindado e base permite uma tonelada de possibilidades de carregamento de equipamentos. No início pode parecer um pouco assustador nas quantidade opções que temos, mas não é de todo tão complexo como pode parecer. O combate parecerá familiar para aqueles que já jogaram em algo do género, principalmente os X-Com antigos. Temos de espalhar as nossas unidades e encontrar algo parar as proteger, não usando todos os pontos de ação se possível. No começo, é tudo bastante simples e linear, mas a dificuldade vai aumentando. Temos também que nos habituar a comportamentos realistas da parte do jogo. As granadas podem explodir realisticamente através de paredes, danificando unidades que se protegem do outro lado, os soldados que são atingidos em combate podem começar a sangrar em vez de apenas perder HP ou sofrer ferimentos fatais.

Visualmente Xenonauts 2 tem uma estética limpa muito boa que complementa o período da guerra fria mas numa versão da história alternativa dos anos 80. A câmera é fixa, o que é uma boa adição, podemos girar 90 graus para obter melhores visualizações do mapa. Em termos de som é também competente, com uma música electrónica que complementa bem a estética.

Até a vitória tem custos, pois um helicóptero de transporte retorna da batalha com uma companhia inteira ferida. Os veteranos são forçados a uma longa recuperação e substituídos por novas unidades que são essencialmente carne para canhão. Xenonauts 2 é um jogo desafiante que promete agradar aos jogadores do género. Se gostam de X-Com e semelhantes, há muito para gostar aqui, ou parece, já que só temos acesso a uma demo neste momento.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster