Análise: Ikki Unite

Ikki foi um dos primeiros jogos a ganhar a alcunha de “tão mau que é bom”. Não sei até que ponto um jogo pode ser efetivamente muito mau se vender razoavelmente bem e ganhar um certo estatuto de jogo de culto, mas objectivamente o jogo original não é propriamente bom. Lançado originalmente em 1985, o jogo colocava o jogador no papel de um agricultor a defender as suas terras num Japão feudal. Ikki Unite é um revival do jogo, contando agora com mais jogadores, funcionalidades online, mas essencialmente mantendo toda a jogabilidade.

A premissa continua tão simples como em 1985. Está na altura da colheita de outono, mas uma praga de gafanhotos coloca tudo em risco. Quando o governo vem recolher os impostos sem os ajustar por causa dos problemas das pragas cabe ao jogador começar uma verdadeira revolução juntamente com outros agricultores. Obviamente que uma revolução precisa de mais intervenientes. O original foi muito criticado por tentar vender a ideia de uma revolução com apenas dois participantes, mas agora temos até 16 jogadores, já se parece mais com uma rebelião.

Cada jogador começa numa parte diferente do mapa, lutando contra todo o tipo de perigos na sua zona, mas aos poucos os jogadores vão convergindo, tornando o jogo cada vez mais caótico mas a jogabilidade super simples do jogo não deixa que se torne muito complicado de jogar, esteja o cenário o caótico que estiver.

Não é a primeira vez que a Sunsoft lança novas versões de Ikki, mas dadas as semelhanças entre Ikki e o fenómeno de vendas que é Vampire Survivors, não acho que seja coincidência o lançamento de Ikki Unite neste momento, mesmo que seja para assinalar o aniversário do lançamento original de Ikki. Apesar de Ikki ser muito mais antigo que Vampire Survivors, não podemos deixar de comparar os dois. Ikki Unite acaba por ser mais dinâmico, obrigando os jogadores a avançar graças ao limite de tempo. Temos de procurar os bosses do jogo já que são a única forma de aumentar o tempo.

O jogo não se limita a evitar ser atingido e procurar bosses. Apesar do ataque ser automático, temos de procurar baús com armas secundárias que usam munições especiais, munições essas que também encontramos em baús. Alguns dos baús também invocam hordas de inimigos que nos podem dar um importante boost de experiência no início do jogo. Apesar do jogo sofrer de alguns problemas de equilíbrio e a jogabilidade poder ser simples demais, o principal problema de Ikki Unite é o lag. Neste momento jogar na Europa é muito complicado, já que o jogo parece ter apenas servidores no Japão. É simplesmente horrível e retira toda a diversão que podemos ter a jogar com outros jogadores. Felizmente existe o modo a solo, já que online o normal é um ping acima de 300.

Além disso o jogo está essencialmente a competir com Vampire Survivors, um jogo bem mais popular e mais barato neste momento, o que não me parece inteligente. A localização não é também perfeita e mais do que uma vez tive que fazer uma escolha olhando para uma página toda em japonês. Por todas estas razões torna-se muito difícil recomendar Ikki Unite neste momento.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster