Análise: LEGO Bricktales

Bricktales é um novo tipo de jogo da LEGO. Os jogadores mais novos podem não ter essa ideia, mas existem jogos LEGO há muito tempo, muito antes de estes se resumirem aos jogos de ação, plataformas e alguns puzzles licenciados que vemos nos últimos anos. Antes de os jogos LEGO terem um novo de um filme popular à frente, estes envolviam muitos outros géneros, desde jogos de corridas a jogos de ação inspirados na linha LEGO Bionicle. LEGO Bricktales é um dos poucos jogos da LEGO a fugir à fórmula popular dos últimos anos e o resultado não é mau de todo.

Um dos aspetos que torna LEGO Bricktales bom é que o jogo consegue emular algum do sentimento de brincar com os LEGO originais do passado que brincávamos em criança. Cada vez mais os próprios brinquedos reais da LEGO se baseiam em produtos licenciados, mas há algo de verdadeiramente especial nos sets básicos, onde podíamos realmente dar asas à imaginação. LEGO Worlds trouxe muita desta magia para o mundo digital, mas sendo um verdadeiro sandbox podia ser um pouco assustador para quem procura alguma estrutura nos jogos que joga. Também não é fácil competir num mundo dominado por Minecraft, que mesmo não oferecendo exatamente a mesma experiência, oferece algo semelhante.

LEGO Bricktales não é um sandbox, oferece uma história, mesmo que vaga, onde o nosso avatar é o seu avô descobrem um mundo em miniatura com portais para sets clássicos da LEGO. Deste castelos medievais a praia cheias de piratas, LEGO Bricktales é uma carta de amor a essas sets clássicos. Os jogos da TT Games são altamente populares, mas não se pode dizer que sejam verdadeiras experiências LEGO. Retirando o aspeto de figuras LEGO e alguns gimmicks que são bem referenciados, os jogos da TT Games ficariam muito semelhantes. LEGO Bricktales por outro lado aproxima-se muito mais do brinquedo real.

Mas LEGO Bricktales é um jogo e é um jogo onde cada área tem um tema e uma série de puzzles para o jogador resolver. Estes normalmente envolvem criar algo com blocos LEGO. Os puzzles são bastante simples, sendo mais uma tarefa para o jogador fazer do que um verdadeiro quebra cabeças. Por vezes o jogo pede-nos para criar algo em concreto, mas ainda mais vezes dá-nos apenas um problema para resolver, podendo o jogador usar a sua criatividade para encontrar uma solução que funcione. Isto faz com que o jogo seja realmente gratificante, já que a ideia que passa é que o jogo aceita a nossa solução.

À medida que avançamos no jogo os puzzles vão-se tornando mais desafiantes, mas nunca frustrantes ou realmente complicados. O modo de construção presente no jogo é simples, mas simples no bom sentido, nunca sendo um impedimento para construirmos o que imaginamos tendo em conta as restrições e desafio que o jogo nos coloca. Criar algo em LEGO Bricktales é do mais próximo que chegámos até hoje de montar Legos reais. Apesar de simples, LEGO Bricktales é mais desafiante que os jogos LEGO da TT Games. Existem alguns problemas frustrantes na criação, mas no geral funciona bem e o sistema é intuitivo. O mundo aberto em si é uma experiência mais simples. As criações do jogador integram-se no jogo, fazendo parte do mundo. O jogo em si não é muito longo, mas dura exatamente o tempo perfeito para não se tornar aborrecido. Um jogo baseado em puzzles tem que ter particular atenção a não se extender demais e LEGO Bricktales fez o trabalho de casa.

A mistura de aventura e modo criativo de LEGO Bricktales funciona realmente bem e é bom ver um jogo LEGO diferente daquilo que a TT Games tem lançado nos últimos anos. Não é perfeito, mas uma sequela pode resolver muitos dos problemas e melhorar a fórmula. Talvez com um pouco mais de Animal Crossing, LEGO Bricktales possa destacar-se ainda mais. Espero que o resto dos jogadores vejam o mesmo que eu vejo, para que essa eventual sequela possa ver a luz do dia.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster