Análise: Sanctuary Saga

Sanctuary Saga é um RPG de inspiração retro lançado na Steam e que promete trazer consigo os melhores elementos dos RPGs 2D clássicos dos anos 90. Este tipo de experiências vive muito da nostalgia e Sanctuary Saga não foge à regra. Não é um jogo que jogamos à procura de inovação, mas Sanctuary Saga consegue apresentar uma ou outra ideia original.

Desenvolvido pela Boomer’s Workshop, Sanctuary Saga coloca o jogador a controlar um grupo de exploradores. O grupo tem de atravessar uma zona conhecida como Untamed Wilds e a viagem está longe de simples. Rapidamente o grupo já parece andar às turras e ao contrário de outros jogos do género, as relações entre as personagens têm um impacto muito maior, afectando o combate. Um dos aspetos mais únicos do jogo é um medidor que mede o grau de humor de uma personagem e caso atinja o pior estado ela simplesmente não combate.

Manter uma boa relação entre as personagens de Sanctuary Saga é portanto fundamental. Não se trata apenas de as personagens deixarem de combater, apesar desse ser talvez o efeito mais preocupante. Outros jogos do género usam sistemas semelhantes, muitas vezes afetando pequenos diálogos ou a história num todo, mas Sanctuary Saga vai mais além e portanto tem também opções que nos permitem ver como as personagens se estão a entender, ou na grande maioria das vezes, a não entender.

Apesar de ser um RPG, Sanctuary Saga tem muitos elementos de roguelite. Não é apenas no sistema de relações que o jogo se distancia. À medida que a caravana avança e exploramos o desconhecido, vamos encontrar áreas que são geradas de forma processual. Muitos elementos do jogo não obedecem a um guião. Sejam as áreas e os inimigos, mas também a ordem pela qual vários NPCs aparecem não foi algo definido na programação do jogo e isso pode ter um impacto grande na dificuldade do jogo.

Sanctuary Saga não é o jogo mais polido, mas tem vários sistemas sólidos. Como referi acima, este é um jogo de inspiração retro e apesar de ter muitas sensibilidades modernas, é um jogo que recomendo especialmente para quem procura esse tipo de experiências. O sistema de relação é bastante interessante e fazem com que o jogo consiga ser um jogo bastante familiar e refrescante ao mesmo tempo. Visualmente é agradável e colorido, mas tem sprites um pouco grandes demais para o meu gosto pessoal.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster