Análise: Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key

A série Atelier é longa. Tão longa que é dividida em várias sagas diferentes, várias trilogias cada um explorando uma história, um mundo e um par de personagens diferentes. Nos últimos anos, a franquia de jogos Atelier da Gust tem passado por uma transformação significativa. Com diversas aparições recentes na PlayStation 4 e 5, o estúdio japonês tem-se esforçado para melhor a sua série de RPGs e competir com grandes títulos do género. Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key, em particular, destaca-se como a melhor aventura da série até agora, oferecendo uma experiência envolvente tanto para fãs antigos quanto para novatos.

Ao longo dos seus 27 anos de história, a série Atelier sempre apresentou um novo protagonista em cada novo jogo. No entanto, Ryza tornou-se uma exceção, assumindo o papel principal em sua terceira aparição na trilogia que conta sua história de crescimento de uma criança ingénua a uma alquimista de renome e procurada, como visto no início deste último capítulo. A Gust conseguiu desenvolver a narrativa de forma emocionalmente profunda, permitindo que Ryza crescesse e amadurecesse ao longo do tempo, ao lado de seus amigos, tornando-se um aspecto fundamental do jogo. Os fãs de Atelier Ryza têm muitos motivos para se empolgar com a última edição da franquia. Com muitas surpresas, personagens favoritos que retornam e participações especiais, a diversão é garantida. Além disso, o jogo apresenta muitas cenas de introspecção, mostrando como as crianças do jogo anterior cresceram e se tornaram jovens adultos. As fotos em tons sépia dessas personagens juntos, revisitando locais de aventuras passadas, são um toque especial que fará os fãs se sentirem em casa.

A equipa original está de volta, pronta para uma nova aventura que é ainda mais emocionante porque é a última em que Ryza é a protagonista principal. Desenrolando/se apenas um ano após o jogo anterior, Atelier Ryza 3: Lost Legends & the Secret Fairy começa quando um misterioso grupo de ilhas, as ilhas Kark, aparecem do nada perto da casa da equipa. Ryza criou recentemente uma chave estranha no seu ateliêr, que está relacionada a uma porta mágica no centro dessas ilhas. E assim começa outra emocionante aventura de verão, cheia de mistérios e amizades. O jogo apresenta uma história encantadora, com a mistura habitual de elementos que se focam na amizade. O jogo apresenta melhorias significativas no que toca à sua jogabilidade, mecânicas e história.

Contando com uma campanha longa de cerca de 40 horas, com muitas surpresas e reviravoltas para os jogadores descobrirem, a história em si é uma das melhores da franquia Atelier até agora e é apoiada por mudanças significativas na jogabilidade. A exploração é mais emocionante, a criação de itens é mais profunda e o combate é o melhor da série até agora. O mundo do jogo é também maior e mais diversificado do que qualquer outra coisa na franquia. A maior mudança no jogo é a chave secreta titular, que introduz uma nova mecânica de jogo em torno da criação de chaves e permitem que os jogadores absorvam poderes e elementos dos inimigos e do ambiente ao longo da aventura. As chaves podem ser implantadas de várias maneiras e isso dá aos jogadores mais possibilidades de síntese e buffs para adicionar aos seus equipamentos.

A adição das chaves é também uma excelente mecânica colecionável que permite aos jogadores criar chaves que adicionam às suas personagens características dos inimigos que derrotam, adicionando buffs úteis para a batalha. Além disso, incentiva os jogadores a explorarem o mundo do jogo para encontrar inimigos raros e poderosos para melhorar a sua coleção de chaves. O combate pode ser simples para os jogadores que não se querem aprofundar nas complexidades da luta, permitindo que eles controlem apenas uma personagem e deixem a IA lidar com o resto do grupo. A série Atelier sempre colocou mais ênfase na exploração e na criação de itens do que no combate, mas ao longo das últimas entradas, o combate tem sido consistentemente aprimorado. Antes considerado um elemento secundário, o combate agora é envolvente e repleto de movimentos desbloqueáveis, habilidades sofisticadas e um fluxo que mantém os jogadores agarrados ao jogo.

Ao alternar entre as personagens livremente, desferindo ataques quando o nosso medidor de AP está carregado, cronometrando a defesa para desviar e danificar os inimigos e montando combos que permitem lançar vários especiais antes de encadear um movimento para outro personagem, há muito o que fazer em cada confronto. Existe um fluxo constante de novas habilidades e itens ofensivos que podemos implantar à medida que aumentamos o nível dos membros do grupo e desenvolvemos a árvore de habilidades de Ryza. Além disso, a síntese é mais importante do que nunca, com a possibilidade de gastar algum tempo a criar bombas mais poderosas, melhores itens de saúde, armaduras e armas mais fortes. Os jogadores que não estiver interessado em aprender as complexidades da criação de itens, podem deixar o jogo assumir o controlo e fornecer-lhe consumíveis valiosos enquanto exploramos o vasto mundo do jogo.

As quatro grandes regiões oferecem uma experiência de exploração perfeita, permitindo que o jogador percorra todo o comprimento e largura de cada região sem a necessidade de carregamentos. Além disso, pontos de viagem rápida são encontrados por todo o lado. As montarias estão de volta e proporcionam uma variedade de maneiras divertidas e rápidas para o jogador se mover. Este é o Atelier mais próximo dos melhores JRPGs AAA em termos de mundos e exploração. Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key equilibra de forma precisa a exploração, combate e criação, proporcionando muito mais para aproveitar desta vez.

O desempenho de Atelier Ryza 3, é também ótimo. Existem pequenas imperfeições que podem ser resolvidas. O combate é flexível e rápido, existe um enorme mundo de jogo e síntese de itens e um loop de jogabilidade fantástico. Ao contrário de outros jogos na série é mais aconselhável aqui passar mais tempo com os primeiros jogos Ryza para maximizar a diversão, mas o jogo faz um bom trabalho em atualizar o jogador sobre os eventos anteriores. O mais recente lançamento da franquia, Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key, proporciona uma mistura atraente de elementos como exploração, criação de itens e combate, que resulta em uma narrativa complexa e intrigante, resultado de um arco narrativo bem desenvolvido. Além disso, a inclusão de uma nova mecânica principal acrescenta uma profundidade adicional ao combate, síntese e exploração, o que torna o mundo do jogo ainda mais fascinante e diversificado.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster