Análise: Gripper

O jogo Gripper, desenvolvido pela Heart Core, apresenta uma série de elementos interessantes que chamam a atenção logo de cara. Inspirado no anime Akira, o jogo conta a história de None, um jovem com implantes cibernéticos que retorna ao seu mundo natal apenas para encontrá-lo destruído por Zero, uma cabeça de robô desencarnada que lembra Andross do Star Fox original. Para sobreviver, None precisa permanecer conectado à sua mota, que carrega seu novo corpo meio cibernético. Para salvar seu mundo, ele precisa arrancar os corações de quatro robôs Guardiões e derrotar Zero. Com um estilo de arte liso e uma banda sonora pesada de synthwave, Gripper promete uma experiência emocionante e imersiva para os jogadores. O jogo apresenta dois estilos diferentes de jogo para atingir o objetivo de None.

O primeiro estilo de jogo consiste em controlar o ciberciclo de None por túneis futuristas, evitando obstáculos numa perspectiva de terceira pessoa. O segundo estilo de jogo envolve batalhas contra bosses em arenas, onde None usa uma garra na parte de trás da sua mota para pegar em objetos e lançá-los nos bosses numa perspective top-down. A banda sonora vibrante acompanha a ação em ambos os estilos de jogo. No entanto, os criadores do jogo consideram que um estilo é mais agradável do que o outro. As seções de condução ocorrem dentro de tubos suspensos no espaço, que estão cheios de obstáculos inexplicáveis, tais como pás de fogo giratórias, feixes de laser descendentes, fragmentos de luz penetrante, entre outros. Um pequeno erro pode levar o jogador de volta ao começo do jogo. Além disso, quicktime eventos utilizando os gatilhos e botões de rosto adicionam mais dificuldade ao jogo, mas também proporcionam uma mecânica simples.

Embora as seções de condução possam ser desafiadoras, aprendemos rapidamente a memorizar a posição de cada obstáculo e a melhor maneira de navegar por áreas particularmente frenéticas. Após 10 a 15 tentativas, conseguimos passar sem levar nenhum golpe. Durante essas tentativas, aumentamos o volume da banda sonora para criar uma sensação de urgência e controle em cada jogada, com o synthwave a adicionar uma atmosfera intensa. A Heart Core acertou ao adicionar a quantidade certa de dificuldade ao jogo. Quando falhamos, sabemos que a culpa é nossa e isso motiva-nos a melhorar a nossa memorização da posição dos obstáculos e a nossa técnica de condução.

A mecânica de batalhas contra bosses em Gripper pode ser um pouco frustrante, ainda assim adiciona um desafio emocionante ao jogo. Com cinco bosses para derrotar, cada um mais difícil do que o anterior, existe uma sensação de realização ao finalmente vencer cada um. No entanto, a mecânica do cabo de aderência pode tornar essas batalhas muito mais difíceis do que o necessário. Embora o cabo de aderência possa ser usado para agarrar e puxar objetos, muitas vezes é difícil usar o cabo com precisão durante as batalhas. Isso significa que, mesmo quando nos movemos habilmente para evitar ataques inimigos, os nossos golpes muitas vezes não atingiam o alvo desejado. Ao explorar o mundo virtual do jogo, encontramos muitos desafios que testam as nossas habilidades. Um dos bosses do jogo com pernas mecânicas que nos persegue implacavelmente é um dos desafios que saltam à vista.

As batalhas contra bosses acabam por se tornar repetitivas e chatas, com os mesmos comentários inúteis sendo repetidos incessantemente. O jogo precisa de mais variedade e emoção para manter o interesse dos jogadores. As primeiras batalhas também sofrem de falta de informação. Não acho que tenha que ser demasiado óbvio o que fazer para derrotar um boss, mas o jogo não nos dar nenhuma indicação não torna estes combates melhores. Gripper é um jogo que acerta em muitos aspectos, com a sua estética elegante, música envolvente de synthwave e a emoção de atravessar tubos espaciais dilapidados em alta velocidade. Esses elementos criam uma atmosfera imersiva que nos envolve completamente. No entanto, a outra metade do jogo, as batalhas contra bosses, pode ser extremamente frustrante. A mecânica principal que deveria ser uma parte crucial das batalhas, falha com frequência, tornando difícil a progressão no jogo, o que requer uma paciência relutante por parte do jogador em vez de habilidade, o que pode deixar uma sensação de frustração no final do jogo. Gripper tem seus pontos positivos e negativos, mas a mecânica de batalha precisa de ser melhorada para melhorar a experiência geral do jogo.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster