Análise: Lightracer Spark

Lightracer Spark é um jogo desenvolvido pela Smartmelon Games que pode ser enganoso pelo nome, pois não se trata de uma corrida de carros comuns. Na verdade, é um romance visual que valoriza muito a narrativa em detrimento da ação. O jogador assume o papel de um “reparador” que faz parte de uma organização multigaláctica de uma civilização muito evoluída. O objetivo do jogo é evitar um evento catastrófico chamado “The Collapse Day”, conduzindo diversas civilizações à prosperidade para que possam contribuir para o esforço coletivo de prevenção do evento. Embora possa parecer pouco atraente para os fãs de jogos de ação, Lightracer Spark tem uma história intrigante e rica em detalhes que certamente cativará os jogadores que gostam de jogos com foco na narrativa.

Há muito em termos de história e talvez o meio nem sequer faça justiça à qualidade da história. Lightracer Spark apresenta uma premissa intrigante que estabelece as bases para uma história épica que envolve ciência e tecnologia. O jogo é uma experiência narrativa de ficção científica que exige do jogador muitas leituras e escolhas, mas pouca jogabilidade, exceto pela gestão e construção de geradores de recursos. Ao visitar o primeiro local, chamado Originium, é a mais próxima da Terra. A civilização presente neste planeta habitável é similar à humanidade em termos de desenvolvimento. Ao iniciar a jornada do jogador ao redor de Originium, como um membro da organização multigaláctica, o jogador tem três missões principais que lhe permitirão envolver-se no desenvolvimento da civilização local e garantir o sucesso do esforço coletivo para evitar um evento catastrófico.

Apesar da falta de jogabilidade intensa, Lightracer Spark oferece uma experiência narrativa rica em detalhes e que certamente agradará aos fãs de ficção científica e de jogos com forte ênfase na história. O jogador tem de tomar decisões importantes para lidar com os desafios apresentados em cada cenário. Embora tenha que escolher entre as mesmas opções em cada situação, a forma como o jogador as resolve depende da sua habilidade e estratégia. À medida que avançamos na história, acumulamos mais territórios e temos também que os gerir com eficácia para reunir os recursos necessários para projetos futuros. Apesar de parecer uma tarefa complicada, não há um limite de tempo para completar as missões da história.

Algumas missões podem exigir uma solução mais violenta, então é preciso posicionar bem as nossas tropas e subjugar o inimigo. Embora a jogabilidade se concentre em estratégia, o jogo oferece uma ampla gama de possibilidades para lidar com cada situação, proporcionando aos jogadores um alto nível de envolvimento e imersão. O jogo é estruturado num mapa semelhante ao de um jogo de xadrez, o que significa que não há muita estratégia envolvida na hora de posicionar as tropas para vencer uma batalha. Cada exército é marcado com um valor que representa a força, então fica fácil determinar quantas tropas são necessárias para repelir um ataque ou conquistar um novo território, como num jogo de Risk em que podemos ver a força do adversário. Além disso, é importante construir e gerir os territórios conquistados para garantir a obtenção dos recursos necessários para projetos especiais.

O sucesso das nossas empreitadas depende muito das escolhas que fazemos ao guiar as pessoas que vivem no Originum. Podemos falhar em certos objetivos, mas outras oportunidades são logo apresentadas imediatamente. Podemos optar por uma abordagem mais pacífica e subornar os locais para adquirir novos territórios, ou ser mais agressivos. Embora o resultado seja quase sempre o mesmo, pequenas diferenças surgem dependendo das escolhas que fazemos. Os aspectos de construção e gestão são adicionados à jogabilidade para deixá-la mais emocionante, mas é importante lembrar que há muita leitura envolvida na história do jogo. A grande qualidade de Lightracer Spark está na sua narrativa e nas escolhas difíceis que frequentemente são apresentadas ao jogador. A escrita é de alta qualidade, o enredo é envolvente e a arte do jogo é perfeitamente adequada para o cenário de ficção científica. Como um jogo de aventura, Lightracer Spark apresenta uma premissa interessante que abre caminho para uma história épica.

Lightracer Spark aborda temas importantes como racismo, discriminação, aquecimento global, poluição e corrida nuclear, tornando-o mais do que apenas um simples jogo de ficção científica. A adição de elementos de RPG e simulação de gestão torna a jogabilidade ainda mais atraente. A experiência de jogar Lightracer Spark é uma mistura perfeita entre romance visual e outros elementos de jogabilidade, o que o torna ainda mais agradável. É incrível ver como o jogo consegue misturar física, astrofísica, economia avançada, cosmologia e astronomia numa única narrativa, mantendo o jogo interessante para todos, mesmo para aqueles que não são especialistas nessas áreas. No geral, Lightracer Spark é um romance visual envolvente que nos faz refletir sobre o que faria se tivessemos o poder de guiar uma civilização inteira.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster