Análise: Stray Blade

Os jogos inspirados na série Souls da FromSoftware já passaram de simples cópias, para jogos que apesar de se inspirarem em elementos desses jogos, conseguem ter ideias e identidades próprias. Stray Blade é um desses jogos, é um título RPG tipo Souls da Point Blank Games, um estúdio independente, mas editado pela 505 Games, uma editora com jogos como Death Stranding e Control no seu catálogo, mesmo que apenas no PC.

Em Stray Blade o jogador assume o papel de Farron West, um aventureiro auto-proclamado, que morre prematuramente ao descobrir o Vale Perdido de Acrea. A nossa aventura começa essencialmente com a nossa personagem a acordar, e descobrimos que estamos ligados a Acrea por um cristal empurrado para dentro do nosso peito por Boji, um lobo mágico falante que nos trouxe de volta à vida. Juntos, partimos em busca do misterioso poder que nos mantém nessa terra e como podemos recuperar nossa liberdade.

Todos os elementos centrais de um jogo Souls-like estão presentes aqui: pontos de controlo de fogueira, parry, esquiva e golpes furtivos para dano extra. O combate é muito agradável, mas pode ser lento e impreciso, já que somos forçados a esperar pelos ataques dos inimigos e reagir de acordo, em vez de avançar com a espada balançando loucamente e sermos severamente punidos por isso. Existem várias variedades de inimigos, incluindo cavaleiros que balançam espadas, aranhas que saltam em sua direção, cães selvagens que avançam de cabeça baixa e várias outras criaturas místicas com ataques maravilhosos.

Aquilo que mais distingue Stray Blade é essencialmente o seu combate. Vou ser muito sincero, o combate de Stray Blade não irá agradar a todos. Consigo ver as razões para muitos jogadores não gostarem do combate, mas não posso dizer que seja mau pelo estilo pausado que implementa. Cada inimigo requer uma abordagem diferente para derrotá-lo, o que torna os encontros mais emocionantes. Ao explorar o mundo aberto em estilo cartoon do jogo, podemos reunir recursos para criar armas, armaduras e runas em estações de ferraria. Também podemos obter um baú com um novo item de arma ou armadura melhorada, após derrotar um acampamento de soldados inimigos.

Há uma boa seleção de armas disponíveis, como espadas, escudos, lanças e bestas, cada uma com suas próprias estatísticas determinando seu alcance, dano, velocidade e controle, permitindo alguma experimentação ao combinar com nossa árvore de habilidades. Infelizmente, Stray Blade sofre com alguns bugs. Enquanto que o combate depende dos vossos gostos, os problemas técnicos são algo que afetam todos por igual. Existe um problema na interface do utilizador que acaba por bloquear todo o ecrã e nos obriga a reiniciar o jogo. Este é um daqueles que afetam a experiência e nem sequer posso dizer o que podem fazer para o evitar. Outro problema muito perceptível é a taxa de refrescamento, que sofre uma queda sempre que o jogo é guardado. O mapa para navegar pelo mundo é também minúsculo, exigindo um esforço enorme visualizar qualquer coisa, ou uma lupa se tiverem uma à mão

Stray Blade é um RPG tipo Souls divertido para iniciantes, com um mundo lindamente construído para explorar. A sua história intrigante e o companheiro cómico, Boji, vão manter o jogador entretido por mais de 20 horas. Apesar dos bugs e outros problemas podemos recomendar Stray Blade para aqueles que procuram entrar no género, mas se poderem experimentar o jogo primeiro, é uma boa ideia, já que o combate pode não ser do vosso agrado.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster