Análise: Unheard – Voices of Crime

Unheard – Voices of Crime é um jogo de investigação onde o jogador faz o trabalho de detetive. O jogo apresenta uma experiência única onde os jogadores são participantes de uma experiência que testa uma nova interface humano/computador. Através desse sistema inovador, é possível voltar no tempo e ouvir audios do momento do crime, bem como visualizar o layout do local onde ele ocorreu, uma espécie de Minority Report mas depois do crime acontecer. Ao pegar um tablet disponível na mesa à frente, os jogadores têm acesso a uma visão de cima para baixo do ambiente onde o crime aconteceu.

Cada personagem envolvida no caso é representado por um círculo, além do próprio jogador. O objetivo dos jogadores é identificar cada personagem corretamente e resolver o mistério do crime. O uso da tecnologia, apelidada de A.S.D. (Acoustic Detective System) no jogo, oferece uma experiência única de detetive, permitindo que os jogadores explorem cada pista sonora e visual do crime e determinem quem é o culpado. Num jogo como este, é essencial que as vozes e a narrativa sejam de qualidade. Ambos foram feitos com cuidado e fazem lembrar as vozes do podcast Nosleep, mas não tenho a certeza que sejam as mesmas pessoas, apenas suspeito.

Quanto à narrativa em si, os puzzles e os diálogos são interessantes. A mecânica de espionagem do jogo também faz parecer extremamente novo. Entre os casos, a personagem está sentada à mesa com uma mulher à sua frente. O rosto dela está totalmente na sombra e não há como saber a identidade dela. Não há pistas de contexto, ela está apenas a aplicar um teste para avaliar se nos estamos a adaptar aos casos reais que precisam ser resolvidos. Ela oferece pequenos trechos de conselhos e ocasionalmente uma pista sobre uma história maior. Há mais coisas acontecendo aqui do que apenas testar um novo sistema.

Inicialmente, os casos parecem relativamente obscuros e não relacionados, mas algumas sobreposições tornam-se aparentes à medida que avançamos no jogo. Alguns nomes são recorrentes, reaparecendo em diferentes situações supostamente separadas. A certo ponto, a propria personagem obscura que aparece entre os casos comenta as coincidências. O jogador passa por um atentado a bomba numa esquadra da polícia, um roubo de arte, um homicídio entre outros. O jogo principal leva cerca de quatro a cinco horas para ser concluído, mas a edição Voices of Crime também apresenta um novo DLC que adiciona cerca de duas horas ao tempo de jogo. Não é muito mas é um jogo que se jogará novamente porque é simplesmente divertido.

O excelente design sonoro é um dos destaques do jogo. Os efeitos de reverberação e os sussurros indistintos criam uma sensação de irrealidade entre as cenas dos casos, sugerindo que algo está errado. A atuação incrivelmente melodramática também aumenta a diversão do jogo. Embora os sotaques exagerados das personagens sejam necessários para ajudar a distinguir as suas vozes numa experiência baseada quase exclusivamente em áudio, também são bastante engraçados. O facto de o jogo ser quase exclusivamente baseado em som pode também ser um problema se não dominarem o inglês por exemplo.

Unheard – Voices of Crime foi no geral uma experiência realmente interessante, com uma mecânica única e desafiadora e puzzles desafiantes. O trabalho de vozes estelar adicionou uma camada extra de imersão. Gostaria que o jogo fosse mais longo mas no geral, recomendo Unheard – Voices of Crime como uma experiência única e emocionante.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster