Antevisão: Havendock

Havendocké um novo jogo de sobrevivência acabado de chegar ao programa de acesso antecipado da Steam. Existem jogos de sobrevivência de todos os tamanhos e feitios nos dias de hoje, mas a maioria deles resume-se às mesmas tarefas. No entanto, a maneira como essas tarefas são distribuídas é o que faz a diferença neste género. Em geral, conseguimos encontrar jogos que se destacam neste espectro, como Havendock. No começo, a premissa pode parecer bastante simples e limitada. O jogador acorda no meio do oceano numa plataforma solitária com pequenas ilhas e pontos de interesse ao redor, além de reservas infinitas de madeira, folhas, peixes e caixotes cheios de comida a flutuar. Mas, à medida que seguimos a lista de tarefas para criar e descobrir, as coisas começam a florescer e a crescer. Antes que percebamos, temos uma verdadeira utopia flutuante onde todos os tipos de refugiados se juntam ao nosso grupo, oferecendo habilidades e reforços específicos para ajudar no processo.

Várias possibilidades que encontramos no jogo necessitam de peritos para serem aproveitadas. Estes peritos podem ser encontrados ocasionalmente e o sistema de trabalho e benefícios é bom, embora às vezes possa não ser imediatamente óbvio qual é a função de alguém. No entanto, tudo isso contribui para a natureza de resolver puzzles e, finalmente, dominar a mecânica de sobrevivência de Havendock. No jogo vamos ter um grupo cada vez maior de sobreviventes que se movem sem rumo, mexendo aleatoriamente com as nossas reservas de comida e materiais nas diferentes estações de trabalho. Colocar a pessoa certa no lugar certo é o principal fator para o sucesso no jogo. À medida que expandimos nosso império, temos de pesquisar mais e mais coisas para construir e desbloquear bónus que ajudem na produção numa árvore de progresso bastante extensa.

Começamos também a aprender a criar os itens necessários para atualizar as nossas estruturas existentes, maximizando a produção da nossa comunidade e gradualmente abrindo caminhos para explorar. Com o tempo, poderemos até construir um submarino e explorar as profundezas dos oceanos, desbloqueando um ecossistema inteiro de recursos para minar ou colher, juntamente com itens para fabricar ou usar para melhorar as nossas estações de trabalho anteriores. É um sistema extremamente bem projetado e interconectado que mesmo não reinventando a roda, faz de Havendock um jogo muito bom.

Embora os gráficos não serem muito impressionantes, o jogo é charmoso. Havendock ainda está em acesso antecipado, portanto há muito espaço para melhorias neste e outros aspetos. A música também é muito agradável e é impressionante o nível de detalhe a acessibilidade que o jogo tem já neste momento. O jogo conta com uma enciclopédia detalhada que mostra não apenas o ícone de cada item, mas também como ele é chamado e onde o podemos encontrar e recolher. Passamos muito tempo em jogos a tentar descobrir até o que estamos à procura, sem falar em como encontrar o que precisamos. Isso é algo que parece único no género de sobrevivência, onde algo tão simples como uma pena pode ser recde várias maneiras sem sentido, como derrubar uma árvore (que é onde os pássaros vivem, pelo menos na minha opinião), ou simplesmente encontrá-los no chão (não me lembro da última vez que encontrei uma penugem a cada cinco pés, mas tudo bem). No caso de Havendock, precisamos usar armadilhas com iscas para ursos (o que parece um exagero, na minha opinião), mas a enciclopédia nos ajuda a economizar muito tempo.

Havendock faz um ótimo trabalho ao incentivar o jogador a realizar apenas mais uma pesquisa sobre a próxima coisa a ser desbloqueada e fazer isso de forma cíclica de forma a que sem dar conta o jogador gastou horas e horas no jogo. É um jogo agradável de se observar e pode ser bastante relaxante, sem nenhum perigo real ou ameaças além da fome. Havendock é altamente recomendado para qualquer um que seja fã de jogos de sobrevivência descontraídos.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster