Didimo lança ferramenta de IA generativa para criar personagens de videojogos em minutos

Didimo, startup portuguesa de avatares humanos digitais para videojogos e entretenimento, anuncia o lançamento de uma nova ferramenta baseada em inteligência artificial (IA) generativa para criadores de videojogos e artistas. O Popul8™ acelera a produção de jogos ao criar centenas de personagens únicas numa fração do tempo e custo habituais, o que poupará semanas de trabalho às equipas de desenvolvimento. A ferramenta capacita a indústria com uma forma de rapidamente popular mundos com uma variedade de personagens, sejam estas jogáveis ou não (non-playable characters), o que vai criar uma experiência mais imersiva para os jogadores.

O Popul8™ tem por base a tecnologia robusta de desenvolvimento de avatares realistas em 3D da Didimo, que os criadores de videojogos podem agora utilizar para gerar personagens em minutos enquanto mantêm um controlo total do design. Com o objetivo de preservar o estilo único visual do jogo, é possível adicionar templates já existentes e, a partir daí, os artistas conseguem ajustar as personagens e escolher entre diversas opções de personalização. A plataforma é de fácil utilização, desde a criação e edição em escala, permitindo aos artistas gerar centenas de personagens para preencher mundos, níveis ou outras experiências, sem desencorajar a personalização entre grupos de personagens.

Veronica Orvalho, CEO e fundadora da Didimo, refere que “com a investigação realizada na última década, conseguimos disponibilizar uma tecnologia incrível de forma bastante acessível para criadores de videojogos. Assim, otimizamos uma componente do trabalho que é mais repetitiva, para que estes se possam focar na criação de novas modalidades de jogo. Temos um foco contínuo em proporcionar espaços digitais mais representativos para garantir uma maior autenticidade e diversidade, com o objetivo de criar um novo padrão positivo no uso de IA generativa.”

Sean Cooper, líder na integração de clientes desta nova ferramenta, acrescenta que “com o Popul8™, a Didimo vem aperfeiçoar o desenvolvimento de videojogos de uma forma que antes não era possível. Entregamos uma ferramenta poderosa baseada em IA que vai acelerar a criação de personagens 3D de alta qualidade, com uma velocidade e escala nunca antes vista. Ao otimizar o processo de criação de NPCs e personagens principais estamos a capacitar artistas com a habilidade de criarem mundos mais ricos, com uma grande diversidade, em apenas uma fração do tempo e recursos técnicos.”

O Popul8™ conta com quatro patentes e mais de uma década de investigação académica e consultoria de designers de videojogos. Tem como principais funcionalidades:

  • Personagens geradas por IA, de acordo com o estilo e especificações próprias de cada jogo;
  • Centenas de personagens que podem ser geradas em minutos;
  • Personagens que podem ser personalizadas de forma fácil e rápida, individualmente ou em grupo;
  • Personagens otimizadas em termos de memória para proteger o custo associado a este recurso, enquanto salvaguarda a integração de mais personagens.

As personagens exportadas a partir do Popul8™ são compatíveis com Unity, Unreal Engine e outras ferramentas líderes de mercado, como Mixano, ARKit, Amazon Polly, entre outras. O objetivo é que os designers consigam aceder rapidamente aos recursos e construir os seus videojogos com as especificidades que necessitam enquanto poupam recursos financeiros e temporais.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster