Análise: Flooded

Flooded é um city builder desenvolvido pela Artificial Disasters que se descreve como um construtor de cidades de forma invertida. No geral isso significa que o mundo está a sofrer com inundações gigantescas e o jogador precisa de sobreviver em pequenas áreas de terra, cumprir objetivos e escapar antes que o oceano cubra tudo. O conceito pode parecer que tem tudo para correr mal, mas depois de jogar, percebemos que o design é não só interessante, mas também inteligente.

Apesar de se tratar de um jogo sobre inundações e mudanças climáticas, Flooded é muito mais íntimo e segue um pequeno grupo de mineiros enquanto eles tentam sobreviver. Eles não sabem como tudo aconteceu, mas estão certos de que a mudança climática não é responsável por tudo. Não deveria ter acontecido tão rápido. Em vez de construir cidades e aumentar a população, o jogador precisa de atingir objetivos e seguir em frente antes que as águas subam. Isso significa reunir recursos e cumprir metas o mais rápido possível. As vidas humanas não são um fator aqui, desde que se cumpram todos os objetivos, avançamos.

O objetivo do jogo é passar por 4 “eras” e completar as metas, gastando uma quantidade fixa de recursos para avançar. Isso pode envolver a construção de um navio para explorar, produzir determinados edifícios ou remover obstáculos do ambiente. Enquanto fazemos isso, o nível da água aumenta a cada poucos minutos, destruindo os edifícios na costa. O jogador pode proteger algumas áreas construindo barreiras e terrenos artificiais, mas isso é apenas uma solução temporária, já que produzir material suficiente requer muito terreno. Precisa também de minas para obter recursos, depois moradias para manter todos os trabalhadores e água para manter essas coisas a funcionar.

Além disso, precisamos de armazéns para manter os nossos recursos em excesso e eletricidade para melhorar os edifícios. Gerir o pouco espaço disponível é fundamental, assim como agir rapidamente para fazer tudo antes que o tempo acabe. Flooded é um jogo com uma jogabilidade única e bem desenvolvida. Como fã de jogos de construção de cidades, Flooded atendeu bem às minhas expectativas. Embora tenha sido difícil proteger minhas instalações em algumas fases do jogo, o desafio não se tornou demasia complicado ou frustrante, o que é uma grande vantagem.

O jogo oferece 12 níveis, um modo de jogo rápido e um modo infinito. Embora a quantidade de conteúdo possa parecer pequena, acho que é a quantidade certa para manter o interesse do jogador. Uma desvantagem é que recomeçar do zero pode ser cansativo depois de algumas tentativas, mas há muitos elementos aleatórios no jogo que mantêm as coisas interessantes. A cada nova era do jogo, o recurso necessário para progredir muda aleatoriamente, o que pode ser um desafio para o jogador. Além disso, cada ilha gerada aleatoriamente oferece vantagens e desvantagens diferentes, o que torna cada jogo uma experiência única.

Outra vantagem do jogo é a variedade de objetivos e mecânicas que são adicionados a cada missão. Além da construção de cidades, o jogo apresenta elementos de estratégia em tempo real e ataques de piratas. Esses elementos adicionais são bem implementados e oferecem uma experiência de jogo mais interessante. A história do jogo é agradável, mas não é necessariamente convincente. No entanto, a escrita é otimista e apresenta personagens divertidos e referências a elementos da cultura pop. Embora não seja a história mais profunda, é uma boa adição ao jogo.

Em geral, eu gostei muito de jogar Flooded e acho que é um jogo bem executado e polido. Embora não seja tão expansivo quanto outros jogos de construção de cidades, a singularidade do jogo é uma grande vantagem e posso recomendar dar uma chance ao Flooded e passar algum tempo a construírem as vossas cidades.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster