Análise: Planet of Lana

Planet of Lana é um jogo que consegue com sucesso cativar o jogador através da sua carga sentimental. A jornada criada pela Wishfully é envolvente, emocionante e verdadeiramente memorável, explorando um fascinante mundo repleto de criaturas e máquinas misteriosas que nos proporciona uma alegria surpreendente, graças ao belo estilo de arte pintado à mão e à banda sonora emotiva do renomado compositor de The Last Guardian, Takeshi Furukawa. Os ambientes em constante mudança e a variedade dos puzzles presentes no jogo trabalham em conjunto para manter o nosso interesse, apresentando constantemente elementos novos e empolgantes. Embora Planet of Lana traga à mente as mecânicas de jogos de plataformas e puzzles que já vimos antes em jogos como Inside e Limbo, ele destaca-se graças à sua abordagem centrada na parceria. A protagonista Lana une-se a uma adorável criatura parecida com um gato chamada Mui, e as suas diferenças de habilidades criam uma dupla funcional e equilibrada.

O que é mais fascinante em Planet of Lana é a habilidade com que as personagens conquistam sentimentos de empatia no jogador e nos fazem importar com cada momento da aventura. Mesmo comunicando-se apenas através de dicas verbais numa linguagem fictícia, é surpreendente a quantidade de sentimentos transmitidos através de tão pouco. O vínculo que se desenvolve entre Lana e Mui é bastante genuíno e é impossível não acreditar nele. A história de Planet of Lana começa de maneira tocante, num momento tranquilo entre a protagonista e a sua irmã nos arredores de uma pacífica vila a que elas chamam de lar. No entanto, a paz é abruptamente interrompida com a súbita aparição de misteriosas máquinas do céu, rompendo o silêncio sereno e resultando no sequestro da irmã de Lana.

O contraste entre a calmaria e o caos é notável, com aquilo que era antes uma música alegre a preencher a vila a dar lugar a gritos e ao estrondo das máquinas enquanto pessoas são levadas embora. Sozinha com sua irmã e a sua comunidade desaparecidas, Lana vê-se obrigada a partir em busca do seu irmão e a salvar seu lar. Como não é possível enfrentar as máquinas diretamente, em determinados momentos temos que utilizar a furtividade para contornar os perigos que o jogo nos vai colocando à nossa frente, aproveitando zonas de grama alta ou saliências para nos escondermos. Cada uma das máquinas, com semelhança a insetos, possui um comportamento distinto, o que adiciona um grau de desafio aos cenários, mas dá-nos algo a que nos agarrar para enfrentar os inimigos do jogo.

Mesmo encontrando o mesmo tipo de máquina ao longo do caminho, elas não seguem sempre o mesmo padrão ou direção de movimento, o que cria desafios únicos, semelhantes a puzzles, em cada encontro. O sucesso a passar pelos inimigos depende tanto do timing adequado quanto da habilidade de encontrar uma rota que evite a detecção. Além disso, há uma camada adicional de desafio ao garantir a segurança de Lana e Mui, pois cada um possui habilidades e limitações próprias. Não são apenas as máquinas que a dupla enfrenta. O planeta também abriga criaturas sombrias e perturbadoras, ainda mais assustadoras do que os inimigos. Existem diferentes abordagens para contorná-las e soluções criativas a serem descobertas.

Graças à agilidade e pequena estatura de Mui, o nosso amigo gato pode alcançar saliências mais altas ou passar por espaços apertados, e também tem um poder único que lhe permite controlar algumas das criaturas incomuns que encontramos. Lana pode direcionar Mui para diferentes locais e comandá-lo para interagir com interruptores, o que funciona bem na maioria das vezes. Como Mui tem medo de água, cabe ao jogador ajudá-lo a atravessar com segurança. Existem também momentos mais tranquilos de carinho entre os dois que evocam os sentimentos dos jogadores, como referi acima. O jogador pode acariciar Mui a qualquer momento por exemplo. Intercaladas entre os puzzles estão sequências cinematográficas que nos pedem para jogar eventos rápidos simples ou navegar por um local. Cada um parece fluir naturalmente na aventura para progredir na história, e alguns até oferecem um momento longe dos perigos das máquinas e criaturas. Existem pistas e santuários colecionáveis para descobrir que pintam uma imagem mais ampla do mundo também.

Planet of Lana é um jogo que pode não oferecer as melhores mecânicas de jogo de sempre, mas oferece sentimentos fortes, algo que é muito forte quando bem implementado e pode resultar melhor do que uma boa história.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster