Análise: Super Dungeon Maker

Super Dungeon Maker é um jogo indie que busca capitalizar no conceito de criar níveis, inspirado em Super Mario Maker, mas aplicado à franquia Zelda. Embora a Nintendo não tenha explorado totalmente essa ideia, uma equipe chamada Firechick decidiu preencher essa lacuna e lançou com sucesso um projeto no Kickstarter para um construtor de calabouços estilo Zelda chamado Super Dungeon Maker. O jogo imita de perto a jogabilidade dos jogos Zelda do Game Boy e SNES, permitindo que os jogadores controlem uma galinha chamada Fink com uma espada, escudo e algumas ferramentas como hookshot e bombas. A principal proposta do jogo é explorar calabouços, resolver puzzles e derrotar inimigos em busca do ovo dourado no final de cada um.

Embora o jogo ofereça algumas masmorras introdutórias para dar uma ideia do potencial das mecânicas, a maior parte do tempo é gasta a jogar e avaliando os níveis criados por outros jogadores na comunidade global, ou construindo e compartilhando seus próprios calabouços. Apesar de parecer uma oportunidade perdida não ter uma campanha de jogador único mais desenvolvida, a quantidade de conteúdo disponível é imensa, com níveis suficientes para nunca se esgotar. No entanto, a qualidade desses níveis varia consideravelmente, e pode ser necessário filtrar ou procurar por utilizadores específicos para encontrar experiências mais gratificantes.

A maior parte do tempo em Super Dungeon Maker será provavelmente gasta experimentando os masmorras criadas pela comunidade, que oferecem uma variedade fascinante de experiências. Alguns níveis tentam replicar fielmente o design lendário das masmorras de Zelda, enquanto outros exploram abordagens diferentes. No entanto, também existem níveis que são apenas armadilhas e desafios frustrantes. Avaliar a qualidade de um nível é difícil, e muitas vezes é necessário experimentá-lo antes de descobrir se é bom ou não. Uma das maiores vantagens do jogo é a possibilidade de criar as nossas próprias masmorras. A interface de criação, embora possa ser um pouco confusa ao usar um controlo, é intuitiva o suficiente para aprender rapidamente. Com o rato e teclado tudo funciona bem

Apesar de seus aspectos positivos, Super Dungeon Maker apresenta algumas limitações. A ausência de um mundo aberto para explorar ou uma narrativa para dar significado à progressão nos calabouços pode tornar a experiência vazia. A falta de progressão do personagem e a repetição das mecânicas de jogo podem se tornar monótonas com o tempo. Além disso, o desempenho do jogo é inconsistente, com quedas na framerate, o que prejudica a experiência de jogo como um todo.

Super Dungeon Maker é um jogo com potencial, mas que ainda precisa de mais tempo de desenvolvimento para atingir sua plenitude. A variedade de níveis criados pela comunidade e os controles intuitivos para criação são pontos positivos, mas a falta de progressão significativa, a ausência de controles de toque e a sensação geral de que o jogo está inacabado são aspectos que o prejudicam. A inconsistência no desempenho também é um problema que afeta a jogabilidade. Se confiam que os criadores do jogo irão realizar a visão completa do jogo, vale a pena dar uma chance. No entanto, se são cautelosos, é recomendável esperar para ver se as melhorias prometidas serão implementadas. Neste momento, Super Dungeon Maker é uma experiência mediana, e resta esperar que ele cumpra suas promessas e se torne algo excepcional no futuro.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster