Análise: Tape to Tape

Tape to Tape é um jogo bastante único, simplesmente porque mistura dois géneros que raramente são cruzados e poucos acreditariam que funcionam em conjunto. Jogos de desporto há muitos e roguelites também, no entanto jogos de desporto roguelite nem por isso. Sinceramente não me consigo lembrar de outro, mas acredito que existam e até acredito que já tenha jogador e avaliado algum, simplesmente não me consigo recordar. Apesar disso, Tape to Tape é um jogo roguelite de hóquei e isso deixou-me entusiasmado. Não posso dizer que acompanhe muito o desporto em si, mas sempre tive um gosto especial pelos jogos NHL da EA.

Tape to Tape tem algumas coisas a jogar a seu favor. Um estilo visual divertido e cartoonesco por exemplo. Os visuais do jogo não são excepcionais, mas cumprem o seu propósito. Embora não sejam os melhores, conseguem dar vida às personagens, tanto aos protagonistas quanto aos inimigos. Os próprios jogadores no banco de reservas parecem fazer parte da equipe e o design mistura-se entre cartoon e adorável em alguns aspetos. No entanto, os efeitos visuais e as animações poderiam ser mais polidos. Como o jogo se assemelha mais a um jogo de arcade do que a um simulador de hóquei, o jogo beneficiaria de efeitos visuais mais vibrantes e espetaculares. Quanto às animações, elas precisavam de um pouco mais de trabalho antes do lançamento final, mas não há aqui nada de realmente errado.

Uma das coisas mais gratificantes neste jogo é aplicar check nos adversários, e os efeitos sonoros são perfeitos nesse aspeto, mas quando isso acontece, o inimigo simplesmente cai no chão. A essência do jogo, obviamente, está na jogabilidade, e o jogo em si é incrível. A inteligência artificial dos inimigos não torna o jogo fácil, mas também não é injusta ou excessivamente complicado. O jogador precisa de planear cuidadosamente como atacar a defesa adversária para marcar golos, especialmente nas fases iniciais, quando ainda não possui habilidades ou artefatos adicionais. À medida que avançamos no jogo e obtemos melhorias, os inimigos também se tornam mais difíceis. É uma luta constante em que estamos sempre em igualdade de condições com os adversários, o que torna o jogo bastante equilibrado.

A jogabilidade é boa especialmente porque o jogo tem tempos de espera curtos para as habilidades. Isso faz uma grande diferença para obter uma vantagem, mas não há garantia de que isso resulte numa chuva de golos. O jogo está otimizado de forma excelente, o que é muito importante para jogos rápidos como o hóquei e corre de forma brilhante em todas as plataformas, incluindo na Steam Deck. A personalização do jogo vê-se especialmente nas personagens desbloqueáveis, e a variedade de personagens disponíveis é grande, cada uma com uma jogabilidade diferente para acompanhar os seus visuais únicos.

Infelizmente, o maior ponto fraco deste jogo são seus elementos roguelite. Existem três maneiras de melhorar as futuras jogadas. Podemos desbloquear novas habilidades, melhorar as estatísticas da nossa personagem principal e desbloquear novos companheiros de equipa. No entanto, as recompensas desbloqueáveis são inconsistentes, pois não temos controlo sobre qual habilidade ou companheiro de equipa vamos desbloquear em cada jogada. Além disso, jogamos sempre com a mesmo personagem principal em todas as partidas, o que significa que, embora as novas habilidades e personagens sejam divertidos, a escolha óbvia é maximizar os atributos da personagem principal antes de tudo. Outro problema é que o mapa do mundo oferece poucas rotas para seguir. Além disso, as escolhas disponíveis são um tanto desequilibradas.

Tape to Tape é um roguelite desportivo, algo que é bastante raro ou até único. É um jogo de hóquei incrível, com uma variedade impressionante de personagens e habilidades, ação rápida e IA desafiadora, mas justa. Os elementos roguelite não são perfeitos e os visuais não são de topo, mas a jogabilidade em si é realmente forte e viciante.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster