Análise: XEL

Parte dos benefícios de escrever para o ComboCaster é poder experimentar novos jogos que dificilmente jogaria de outra forma. O tempo é curto e tendemos a forcarmos-nos nos lançamentos principais, ignorando outros jogos mais pequenos e de estúdios indie. Muitas vezes esses jogos revelam-se agradáveis surpresas, mas nem sempre. A nossa experiência de explorar lugares desconhecidos além de nossa zona de conforto nos proporcionou momentos incríveis. No entanto, XEL, desenvolvido pela Assemble Entertainment, não faz parte desse grupo. Em XEL, nós assumimos o papel de um indivíduo com amnésia que sofre uma queda e acaba num mundo alienígena.

Rapidamente percebemos que estamos em XEL, uma colónia espacial que não está a funcionar como pretendido. Inicialmente, a nossa missão é sobreviver no deserto, encontrar outros sobreviventes e localizar uma colónia de sobreviventes. Aí podemos satisfazer nossas necessidades básicas, como adquirir equipamentos, interagir com personagens não-jogáveis ​​e receber missões. Enquanto exploramos o deserto, encontramos desafios e enigmas que bloqueiam o acesso a novas áreas e habilidades. XEL possui os elementos esperados de uma aventura de ação.

A nossa capacidade de distorcer a realidade torna XEL um destaque ainda mais interessante. Como Reid, a personagem principal, temos o poder de alterar o fluxo do tempo em certas áreas do mapa. Isso proporciona puzzles intrigantes relacionados a viagem temporal e diferentes tipos de inimigos, dependendo do estado do mundo ao nosso redor. Embora isso possa ser um mecanismo interessante, a história deixa a desejar em relação à nossa empatia com ele ou qualquer outra coisa que esteja acontecendo. Reid pode usar esse poder devido a uma pedra alojada na sua cabeça, sobre a qual ela comenta regularmente. O que torna isso frustrante é a falta de interesse de outras personagens em relação à pedra.

Não contribui em nada o fato de Reid não ser um personagem cativante. A sua angústia sarcástica de adolescente não é encantadora e não tem ninguém para defendê-la. Mesmo quando Reid interage com outras pessoas, a maioria das personagens é extremamente desinteressante. As conversas consistem em diálogos desnecessários que tentam ser ousados, mas acabam sendo forçados. O combate resume-se a golpes de espada e gestão de resistência para esquivar ou defender de ataques. Bloquear é apenas vantajoso contra certos ataques de bosses, sendo a esquiva a melhor opção, especialmente contra grupos de inimigos. Também temos acesso a duas ferramentas ao mesmo tempo, que ajudam na travessia e no combate. Uma mina elétrica que atordoa os inimigos e pode ser usada como gerador temporário e um gancho que não consegui perceber para que serve.

Apesar dos controlos não serem maus, o restante do jogo é uma confusão. A maioria dos inimigos movimenta-se de maneira desajeitada e descoordenada. Os inimigos de combate corpo a corpo correm na direção do jogador antes de sequer notarem em nós. Inimigos à distância tentam manter distância entre nós e eles, mas acabam ferindo outros inimigos no processo. Existem alguns tipos de inimigos interessantes, mas nada que já não tenhamos visto antes. As lutas contra bosses são significativamente melhores e a exploração em XEL é desafiadora. Além disso, Reid fica facilmente preso no ambiente. Não há botão de salto nem salvamento automático, o que torna o jogo mais frustrante ainda. XEL parece ter a intenção de ser um jogo de ficção científica isométrico tipo Zelda mas a execução é sobretudo atrapalhada.

XEL tem alguns elementos interessantes, mas há demasiadas falhas aqui para justificar a compra tendo em conta a qualidade da concorrência.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster