Análise: Zool Redimensioned

Zool Redimensioned é um emocionante remake do clássico jogo de plataforma 2D Zool: Ninja Of The Nth Dimension, que foi originalmente desenvolvido pela Gremlin Graphics e agora recebeu uma nova vida pela Sumo Digital Academy. Publicado pela Secret Mode, esse jogo nostálgico traz de volta a adrenalina dos jogos de PC dos anos 90 e eleva a experiência a um novo patamar. Não posso dizer que tenha jogado o original, portanto apenas posso julgar o jogo pelo que conheço da época em que foi lançado.

Zool Redimensioned conta a história de uma intrigante personagem chamado Zool, um ninja gremlin alienígena da enésima dimensão. A sua missão é perseguir e capturar o sinistro Krool. A narrativa no jogo é simples e direta, sem cenas de abertura elaboradas para contextualizar a história. A informação que temos é aprendida ao longo do jogo e através do material promocional. Embora seja um pouco decepcionante não ter uma introdução mais detalhada, é compreensível, pois essa abordagem remete à época em que a narrativa nos jogos era transmitida principalmente através da arte da caixa ou do manual. No entanto, numa era em que a maioria dos jogos valoriza a narrativa e a imersão, uma breve sinopse ou cena de introdução seria bem-vinda.

Felizmente, existe uma cena de encerramento encantadora que oferece um vislumbre adicional da história. Ainda assim, Zool Redimensioned não é um jogo focado em narrativa pesada. A sua principal atração é a jogabilidade, e é nesse aspecto que o jogo realmente brilha. Em termos de mecânica, Zool Redimensioned é um jogo de plataformas 2D que nos faz lembrar os grandes clássicos dos anos 90, como Super Mario Bros, Sonic The Hedgehog e Mega Man. Zool, como personagem principal, não tem o mesmo carisma, mas no que toca à jogabilidade, ela também se move com velocidade e agilidade semelhantes às de Sonic. Além disso, Zool possui ataques à distância e enfrenta bosses que parecem ter saído diretamente do universo de Mega Man.

Os controlos responsivos e a velocidade do Zool podem ser um pouco intensos para alguns jogadores. Pode parecer um pouco escorregadio, no entanto, mesmo com a velocidade frenética do jogo, nunca fica tão rápido a ponto de comprometer a jogabilidade. Zool Redimensioned oferece dois modos de jogo distintos. O modo Redimensionado é uma versão atualizada do jogo original, adaptada aos padrões modernos. Nesse modo, o jogador tem acesso a recursos como salto duplo, que auxilia nos controles do Zool, e não há um número específico de itens para coletar em cada fase. É uma opção mais amigável para os jogadores que desejam desfrutar da jogabilidade sem muitas restrições.

Já o modo Ultimate Ninja é mais próximo da mecânica do jogo original e oferece uma experiência desafiadora. Nesse modo, não podemos realizar o salto duplo e precisamos de recolher um determinado número de itens em cada nível para avançar. A quantidade de itens necessários varia de fase para fase, mas, de forma geral, eles são distribuídos de maneira generosa ao longo do jogo. Além desses modos, há também a opção de jogar uma emulação da versão Sega Mega Drive do jogo. Essa versão é mais difícil em comparação com o modo Ultimate Ninja. Os níveis são cronometrados, existem menos itens coleccionáveis para encontrar, a saúde é mais limitada e os controles não são tão refinados.

Independentemente do modo escolhido, os controlos de Zool Redimensioned são precisos e responsivos. A jogabilidade em si é uma festa visual, com cores vibrantes e animações cativantes. O jogo foi bem projetado, oferecendo uma curva de dificuldade gradual que nunca parece injusta ou excessivamente desafiadora. Zool Redimensioned é uma verdadeira homenagem aos jogos clássicos da era dos 16 bits, trazendo a nostalgia e a diversão dos anos 90 de volta à vida. Com a sua jogabilidade envolvente, personagens carismáticos e desafios bem equilibrados, é surpreendente que esse jogo não esteja recebendo mais atenção e reconhecimento. Se são fãs de jogos de plataformas esta é uma escolha imperdível.

Zool Redimensioned é um remake incrível que captura a essência do jogo original e aprimora a experiência para os padrões modernos. Com a sua mistura habilidosa de influências de jogos clássicos, controles responsivos e desafios bem elaborados, este jogo é uma pérola que merece ser descoberta e apreciada pelos jogadores de hoje. Zool Redimensioned possui algumas imperfeições no entanto. Os layouts de alguns níveis podem ser confusos, dificultando a navegação e resultando na perda de itens coleccionáveis importantes. Este não é um jogo linear em que simplesmente avançamos para a direita; às vezes, o objetivo está acima ou abaixo. Além disso, no início, não fica claro o efeito de certos power-ups que recolhemos. Algumas das habilidades especiais de Zool não são tão impressionantes quanto poderiam ser também. Em termos de duração, Zool Redimensioned é relativamente curto. Se estiverem empenhados podem concluir facilmente o modo redimensionado em duas horas ou menos.

Zool Redimensioned é uma versão fantástica de um clássico esquecido, com uma jogabilidade envolvente que convida a repetição e o nosso regresso. Embora não seja perfeito, é exatamente o que um jogo desse tipo precisa ser. O design é colorido e bem elaborado, com locais incrivelmente criativos e designs de monstros, infelizmente os inimigos e obstáculos podem-se fundir com o fundo. O jogo é composto por um total de sete mundos, cada um contendo quatro níveis e cada mundo possui um tema distinto. Isso proporciona uma ótima variedade ao jogo, garantindo que haja sempre algo novo para ver e novos desafios para enfrentar.

Uma das características mais interessantes do jogo é a sua banda sonora. Ela consegue capturar a essência dos jogos clássicos dos anos 90 e adapta-se perfeitamente às situações de jogo, criando uma atmosfera imersiva e divertida.Além disso, os gráficos são bem executados, com cores vibrantes e animações suaves. Os ambientes são detalhados e cheios de vida, transportando os jogadores para mundos imaginativos. Os designs dos monstros são criativos e apresentam uma variedade de criaturas interessantes para enfrentar. O jogo em si é difícil, mas os primeiros níveis são acessíveis, permitindo que os jogadores se familiarizem com os controles e a jogabilidade.

Zool Redimensioned é um remake bem-sucedido de um clássico. Apesar de algumas falhas, o jogo oferece uma experiência divertida e nostálgica para os fãs de jogos retro. Com a sua jogabilidade envolvente, gráficos atraentes e banda sonora cativante, é uma opção recomendada para os amantes de jogos de plataformas. Se há um grande ponto negativo no design do jogo, é que alguns obstáculos e monstros podem ser difíceis de ver em alguns níveis. Eles escondem-se quase habilmente na arte do nível, não tanto por causa do design, mas devido ao quão ocupados alguns níveis podem ser. Zool Redimensioned é uma grande reinvenção de um clássico esquecido da era Amiga. Com a sua jogabilidade rápida e muitos segredos para descobrir, o jogo oferece bastante conteúdo e uma experiência sólida.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster